Histórias Infantis como Mediadoras do Desenvolvimento Emocional e Intercultural na Infância
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.42158Abstract
Este artigo apresenta uma reflexão teórica desenvolvida a partir de uma revisão da literatura sobre o papel da literatura infantil enquanto recurso pedagógico na promoção do desenvolvimento emocional e da educação intercultural na infância. Com base numa abordagem fundamentada em princípios humanistas e democráticos, discute-se de que forma a mediação de leitura no primeiro ciclo do ensino básico pode favorecer competências socioemocionais, como a empatia, a escuta ativa e o respeito pela diversidade. As histórias, ao mobilizarem o imaginário infantil, criam espaços simbólicos de diálogo e promovem a valorização da diversidade, a construção de vínculos afetivos e a convivência democrática. Realça-se, ainda, o papel do educador enquanto mediador cultural e facilitador de encontros dialógicos através da leitura, contribuindo para transformar a escola num ambiente inclusivo e promotor de justiça social. A relevância da temática é evidenciada pela escassez de estudos que articulem, de forma integrada, literatura infantil, desenvolvimento emocional e interculturalidade no 1º. ciclo do ensino básico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cátia Hilário Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.