Pontos de Encontro entre Interdisciplinaridade e Pensamento Complexo na Prática Docente
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.42882Resumo
A necessidade de direcionarmos a atenção para o processo de ensino mediante a perspectiva da superação da fragmentação do conhecimento e da integração de diferentes áreas se faz presente no cenário educacional, especialmente nos dias atuais. Diante disso, este estudo, que consiste em um recorte de tese de doutorado, teve como objetivo investigar os pontos de encontro entre a interdisciplinaridade, com destaque para as ideias de Ivani Fazenda e o pensamento complexo de Edgar Morin, dando ênfase para a prática docente. Para tanto, realizamos uma revisão de literatura do tipo narrativa, com base em autores e obras reconhecidas como referência. No decorrer do estudo, apresentamos e discutimos acerca da interdisciplinaridade através de diferentes perspectivas, seus princípios e fundamentos, acerca do pensamento complexo, e ainda, buscamos convergências e articulações entre essas duas abordagens. Em vista disso, argumentamos que os pontos de encontro entre a interdisciplinaridade e o pensamento complexo explicitam a possibilidade de um ensino direcionado para o conhecimento integrado, em que as interações entre as áreas do saber e a intersubjetividade são elementos-chave, considerando a multidimensionalidade da realidade no contexto educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2026 Joana de Moura Pasinatto, Rafaele Rodrigues de Araujo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
