A formação inicial de professores de matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência

Autores

  • Hélia Margarida Oliveira Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.461

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de Matemática, Identidade profissional, Vulnerabilidade, Agência.

Resumo

Este artigo procura estabelecer uma ligação entre perspectivas que valorizam o processo de construção da identidade profissional e diversas facetas dos programas de formação inicial de professores de Matemática, na Universidade de Lisboa (Portugal) e na Universidade Estadual de Londrina (Brasil). A investigação sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, bem como sobre a formação de professores, tem informado diversas opções tomadas no desenho dos cursos, na definição do leque de disciplinas, e dos respectivos conteúdos e metodologias. As ideias de vulnerabilidade e agência aparecem, neste contexto, associadas ao desenvolvimento de uma identidade profissional enquanto professor de Matemática que actua em determinados contextos, sujeito a certos sistemas de mediação (Lasky, 2005). O objectivo deste artigo é evidenciar aspectos ligados à construção da identidade profissional de futuros professores das duas instituições, nomeadamente, os conceitos de vulnerabilidade e agência, a partir das suas narrativas. Para isso utilizamos narrativas produzidas por futuros professores no contexto desses programas de formação que evidenciam a construção da identidade profissional, e que foram desencadeadas através da auto-reflexão.

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Oliveira, H. M., & Cyrino, M. C. de C. T. (2011). A formação inicial de professores de matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.461

Edição

Secção

Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.