A formação inicial de professores de matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.461Palavras-chave:
Formação inicial de professores de Matemática, Identidade profissional, Vulnerabilidade, Agência.Resumo
Este artigo procura estabelecer uma ligação entre perspectivas que valorizam o processo de construção da identidade profissional e diversas facetas dos programas de formação inicial de professores de Matemática, na Universidade de Lisboa (Portugal) e na Universidade Estadual de Londrina (Brasil). A investigação sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, bem como sobre a formação de professores, tem informado diversas opções tomadas no desenho dos cursos, na definição do leque de disciplinas, e dos respectivos conteúdos e metodologias. As ideias de vulnerabilidade e agência aparecem, neste contexto, associadas ao desenvolvimento de uma identidade profissional enquanto professor de Matemática que actua em determinados contextos, sujeito a certos sistemas de mediação (Lasky, 2005). O objectivo deste artigo é evidenciar aspectos ligados à construção da identidade profissional de futuros professores das duas instituições, nomeadamente, os conceitos de vulnerabilidade e agência, a partir das suas narrativas. Para isso utilizamos narrativas produzidas por futuros professores no contexto desses programas de formação que evidenciam a construção da identidade profissional, e que foram desencadeadas através da auto-reflexão.Downloads
Publicado
2011-07-07
Como Citar
Oliveira, H. M., & Cyrino, M. C. de C. T. (2011). A formação inicial de professores de matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.461
Edição
Secção
Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.
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