Formação docente a partir de narrativas de aprendizagem

Autores

  • Maria Auxiliadora B. A. Megid Programa de Pós-Graduação em Educação – Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Dario Fiorentini Faculdade de Educação – UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.464

Palavras-chave:

Formação de Professores, Operações Numéricas, Narrativas de Aprendizagem, Aprendizagem docente.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o processo de aprendizagem da docência em matemática de alunas de um curso de Pedagogia (Curso pré-serviço de formação de professores dos anos iniciais). O foco da análise consistiu na busca de indícios de mudança de significado e de conhecimento dos futuros professores em relação às quatro operações aritméticas e ao seu ensino. Para isso, foi analisada uma experiência formativa que tinha por base atividades reflexivas e exploratório-investigativas, incluindo escrita de narrativas dos estudantes sobre seu processo de aprender. A escrita era, inicialmente, individual e, depois, coletiva em um grupo colaborativo. Essas escritas dos estudantes eram complementadas pela escrita reflexiva da formadora-pesquisadora. A reflexão dos estudantes incidia, primeiramente, sobre o modo como realizavam as operações aritméticas, utilizando cálculo mental e algoritmos. A seguir, os diferentes procedimentos e reflexões eram socializados com toda a classe, produzindo novas alternativas para o ensino de algoritmos. Os resultados mostraram que as narrativas de aprendizagem proporcionaram, ao futuro professor, conhecimento de si, tendo problematizado e reconstruído seus saberes sobre as operações com os números naturais e projetado outros modos de ensiná-las. Desenvolveu também autoconfiança e uma relação mais positiva com a matemática.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

Megid, M. A. B. A., & Fiorentini, D. (2011). Formação docente a partir de narrativas de aprendizagem. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.464

Edição

Secção

Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.