Formação docente a partir de narrativas de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.464Keywords:
Formação de Professores, Operações Numéricas, Narrativas de Aprendizagem, Aprendizagem docente.Abstract
O objetivo deste estudo é analisar o processo de aprendizagem da docência em matemática de alunas de um curso de Pedagogia (Curso pré-serviço de formação de professores dos anos iniciais). O foco da análise consistiu na busca de indícios de mudança de significado e de conhecimento dos futuros professores em relação às quatro operações aritméticas e ao seu ensino. Para isso, foi analisada uma experiência formativa que tinha por base atividades reflexivas e exploratório-investigativas, incluindo escrita de narrativas dos estudantes sobre seu processo de aprender. A escrita era, inicialmente, individual e, depois, coletiva em um grupo colaborativo. Essas escritas dos estudantes eram complementadas pela escrita reflexiva da formadora-pesquisadora. A reflexão dos estudantes incidia, primeiramente, sobre o modo como realizavam as operações aritméticas, utilizando cálculo mental e algoritmos. A seguir, os diferentes procedimentos e reflexões eram socializados com toda a classe, produzindo novas alternativas para o ensino de algoritmos. Os resultados mostraram que as narrativas de aprendizagem proporcionaram, ao futuro professor, conhecimento de si, tendo problematizado e reconstruído seus saberes sobre as operações com os números naturais e projetado outros modos de ensiná-las. Desenvolveu também autoconfiança e uma relação mais positiva com a matemática.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.