Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: uma abordagem exploratória

Autores

  • Ana Isabel Silvestre Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, Portela; Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.486

Palavras-chave:

Raciocínio proporcional, Unidade de ensino, Abordagem exploratória.

Resumo

Este artigo apresenta uma unidade de ensino sobre a proporcionalidade directa e descreve a sua realização em duas turmas do 6.º ano de escolaridade. A unidade de ensino, de cunho exploratório, está de acordo com as orientações do atual programa de Matemática do ensino básico. O seu objectivo é desenvolver o raciocínio proporcional dos alunos, encarado como a capacidade para distinguir relações de proporcionalidade directa de outras relações, compreender a natureza multiplicativa da relação de proporcionalidade directa e resolver vários tipos de problemas, revelando flexibilidade para usar diferentes abordagens sem ser afectado pelos dados numéricos, contextos e representações. O modo como a unidade de ensino decorreu na sala de aula e as aprendizagens dos alunos nos vários aspectos que envolvem o raciocínio proporcional suportam o pressuposto geral de ensino subjacente à unidade.

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Publicado

2012-04-07

Como Citar

Silvestre, A. I., & Ponte, J. P. da. (2012). Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: uma abordagem exploratória. Revista Interacções, 8(20). https://doi.org/10.25755/int.486

Edição

Secção

Número 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática