Regles pour dire, penser et habiter l’education

Autores

  • Jorge Larrosa Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8463

Palavras-chave:

Regra, Forma de vida, Pensamento, Linguagem, Educação.

Resumo

Parodiando as Regras para a Direção do Espírito, de Descartes (e uma obra do mesmo período de Baltasar Gracián), o texto trata de dar forma a regras do pensamento que comprometam uma ética e uma estética, que impliquem um certo exercício de si, que afetem não só as ideias, mas também as formas de expressão, envolvendo um estilo, que se inscrevem numa tradição, que constituem uma certa po/ética da teorização educacional, tentando entender a teorização educacional como parte de vida pedagógica.

Biografia Autor

Jorge Larrosa, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Áreas de investigação: Didáctica das ciências; Conhecimento e desenvolvimento profissional de professores; A discussão de questões sociocientíficas na educação em ciências; Integração das TIC na educação em ciências.

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Publicado

2016-02-17

Como Citar

Larrosa, J. (2016). Regles pour dire, penser et habiter l’education. Revista Interacções, 11(37). https://doi.org/10.25755/int.8463