A natureza multifacetada das tensões na escola
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8471Palavras-chave:
Escola, Violência, Educação.Resumo
Os conflitos escolares são sintomas de tensões profundas que assumem expressões diversas em espaços, locais e realidades diferentes. Seja simbólica, física ou ambas, a violência é geralmente associada com o sistema educacional, com a sociedade e com as estruturas de governança das quais as escolas fazem parte. Os vários atores: professores, alunos, comunidades, governantes e elaboradores de políticas públicas – desenvolvem papéis que em níveis e dimensões variados podem ajudar a aprofundar ou aliviar o problema.
Os artigos publicados nesta edição da Revista Interacções refletem a natureza multifacetada das tensões e das violências na escola. Os textos tratam de temas variados que tanto exploram a constituição das violências em suas diferentes dimensões, como fazem propostas efetivas para a sua superação.Downloads
Publicado
2016-02-19
Como Citar
Galvão, A., Shultz, L., & Guimarães-Iosif, R. (2016). A natureza multifacetada das tensões na escola. Revista Interacções, 11(38). https://doi.org/10.25755/int.8471
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.