A natureza multifacetada das tensões na escola

Autores

  • Afonso Galvão Universidade Católica de Brasília
  • Lynette Shultz University of Alberta
  • Ranilce Guimarães-Iosif Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8471

Palavras-chave:

Escola, Violência, Educação.

Resumo

Os conflitos escolares são sintomas de tensões profundas que assumem expressões diversas em espaços, locais e realidades diferentes. Seja simbólica, física ou ambas, a violência é geralmente associada com o sistema educacional, com a sociedade e com as estruturas de governança das quais as escolas fazem parte.  Os vários atores: professores, alunos, comunidades, governantes e elaboradores de políticas públicas – desenvolvem papéis que em níveis e dimensões variados podem ajudar a aprofundar ou aliviar o problema.

Os artigos publicados nesta edição da Revista Interacções refletem a natureza multifacetada das tensões e das violências na escola. Os textos tratam de temas variados que tanto exploram a constituição das violências em suas diferentes dimensões, como fazem propostas efetivas para a sua superação.

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Publicado

2016-02-19

Como Citar

Galvão, A., Shultz, L., & Guimarães-Iosif, R. (2016). A natureza multifacetada das tensões na escola. Interacções, 11(38). https://doi.org/10.25755/int.8471