A natureza multifacetada das tensões na escola
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8471Keywords:
Escola, Violência, Educação.Abstract
Os conflitos escolares são sintomas de tensões profundas que assumem expressões diversas em espaços, locais e realidades diferentes. Seja simbólica, física ou ambas, a violência é geralmente associada com o sistema educacional, com a sociedade e com as estruturas de governança das quais as escolas fazem parte. Os vários atores: professores, alunos, comunidades, governantes e elaboradores de políticas públicas – desenvolvem papéis que em níveis e dimensões variados podem ajudar a aprofundar ou aliviar o problema.
Os artigos publicados nesta edição da Revista Interacções refletem a natureza multifacetada das tensões e das violências na escola. Os textos tratam de temas variados que tanto exploram a constituição das violências em suas diferentes dimensões, como fazem propostas efetivas para a sua superação.Downloads
Published
2016-02-19
How to Cite
Galvão, A., Shultz, L., & Guimarães-Iosif, R. (2016). A natureza multifacetada das tensões na escola. Interacções, 11(38). https://doi.org/10.25755/int.8471
Issue
Section
Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.