Tensões vivenciadas por professores de escolas primárias no período da iniciação profissional

Autores

  • Ive Brasil Universidade Católica de Brasília
  • Afonso Galvão Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8492

Palavras-chave:

Formação de professores, Professores iniciantes, Desenvolvimento profissional.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as principais fontes de tensão vivenciadas pelo professor que está iniciando na carreira e os sentimentos e emoções decorrentes destas tensões. Os participantes foram oito professores atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada na periferia do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo em que foi utilizada a metodologia do estudo de casos múltiplos. Para geração de dados foram utilizadas a observação direta, observação participante e entrevistas semiestruturadas. No discurso docente apareceram como principais fontes de tensão o relacionamento entre professores iniciantes e os alunos, a regência em turmas complexas, o não domínio dos conteúdos a serem ministrados, a falta de apoio institucional e a situação de provisoriedade funcional. Predominaram os sentimentos de medo, insegurança, incapacidade, fracasso profissional, solidão, frustração, desencanto e desânimo que acabaram tornando ainda mais ‘perverso’ o início da trajetória profissional da maioria dos participantes. A incidência de sentimentos desta natureza evidencia a necessidade da formação emocional do professor defendida por Imbernón (2010), o reconhecimento da importância da subjetividade dos professores e a valorização da pessoa do professor postulada por Nóvoa (1992, 1995, 2009).

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Publicado

2016-02-19

Como Citar

Brasil, I., & Galvão, A. (2016). Tensões vivenciadas por professores de escolas primárias no período da iniciação profissional. Revista Interacções, 11(38). https://doi.org/10.25755/int.8492