Formação docente e tecnologias no campo das políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.10690Keywords:
Formação de professores, Tecnologias educacionais, Políticas educacionais.Abstract
Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa em desenvolvimento nos anos de 2015 e 2016 que tem por tema “A formação de professores e as tecnologias educacionais no campo da pesquisa em educação” e investiga como a pesquisa na área da educação no Brasil tem abordado a formação dos professores em relação à utilização das tecnologias educacionais na última década. O objetivo geral do trabalho é investigar de que forma os textos produzidos na área da pesquisa em educação, apresentados na ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), em especial, nos grupos de trabalho (GT) Formação de Professores (GT08) e Educação e Comunicação (GT09) abordam a formação de professores em relação às tecnologias educacionais. Como objetivos específicos: a) Investigar como os textos propõem a formação dos professores em relação às tecnologias educacionais; b) Analisar as tecnologias educacionais mais destacadas em relação à formação inicial e/ou continuada; e c) Identificar as análises apresentadas nas pesquisas sobre políticas educacionais no campo da formação de professores e uso das tecnologias educacionais. De modo geral, ao examinar as políticas educacionais no campo de formação docente para a utilização das novas tecnologias, percebe-se que há destaque em vários textos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) e outros programas dele decorrentes como o UCA e PROUCA. Sendo assim, podemos inferir que o PROINFO é um marco importante na área das políticas educacionais voltadas para a formação de professores em relação às tecnologias educacionais no Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.