Programa de intervenção psicossocial aos cuidadores informais familiares: o cuidar e o autocuidado
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.11819Keywords:
Cuidador informal, Psicoeducação, Competências pessoais/sociais, Autocuidado.Abstract
Os cuidadores familiares quando assumem a tarefa de cuidados, geralmente não recebem formação para desempenhar esta atividade. Ao se confrontarem com essa realidade sentem que não estão suficientemente preparados para o exercício desta tarefa, motivo pelo qual torna-se urgente capacitar os cuidadores ao nível de competências pessoais/sociais, no sentido de dota-los de conhecimentos não só para o cuidado e também para o seu autocuidado. O presente trabalho é um plano de intervenção, voltado para o desenvolvimento de competências nos cuidadores. Neste plano será utilizado metodologia quantitativa e qualitativa para a descrição do contexto dos cuidadores e descrição das sessões de intervenção. A intervenção é constituída de 11 sessões. A operacionalização das sessões foram efetuadas através de dinâmica de grupo. Espera-se que este plano auxilie o cuidador a ter consciencialização sobre a importância do seu autocuidado, e que isso tenha impacto na promoção do bem-estar físico e mental.
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