Ensino e formação de hábitos: análise na história da educação
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.1527Keywords:
Hábito, História da Educação, Ensino, PedagogiaAbstract
Neste artigo, analisaremos o conceito de hábito sob a perspectiva da História da Educação, considerando, principalmente, as obras: Ética a Nicômaco de Aristóteles (384 – 322 a. C.); De magistro e a questão 49 da I seção da II parte da Suma Teológica, ambos de Tomás de Aquino (1224 – 1274). O caminho que percorremos para a realização da análise será fundamentado na concepção de História Social, na qual a abordagem histórica dos conceitos nos permite partir do presente e buscar, no passado, exemplos que possibilitem uma melhor compreensão da realidade atual. Desse modo, o conceito foi abordado à luz de pensadores clássicos, em contextos históricos distintos. Isso nos permitiu observar que a formação de hábitos ao educar crianças é essencial para a constituição do homem como ser que necessita viver em comunidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.