REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

CONFRONTOS NARRATIVOS, ESTRATÉGIAS DE IMPOSIÇÃO E IMPACTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Authors

  • Geyso Dongley Germinari Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
  • Paulo Eduardo Dias de Mello Universidade Estadual de Ponta-Grossa – UEPG

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.16154

Abstract

Este artigo aborda o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular e a reforma do ensino médio no Brasil. A análise de cunho documental parte, por um lado, dos discursos oficiais e das suas estratégias de imposição instituidoras de consenso, e por outro lado, demonstra a forte resistência ao cenário político reformista representado por historiadores e professores organizados na Associação Nacional de História, a ANPUH. Nesse panorama de embate, problematiza-se os impactos negativos causados na disciplina de História, no âmbito da Educação Básica.

Published

2018-12-24

How to Cite

Germinari, G. D., & Mello, P. E. D. de. (2018). REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONFRONTOS NARRATIVOS, ESTRATÉGIAS DE IMPOSIÇÃO E IMPACTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA. Interacções, 14(49), 7–24. https://doi.org/10.25755/int.16154

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences