A Gestão do Tempo no Trabalho Docente

Uma Análise de Gênero no Contexto da Pandemia

Autores

  • Marinalia Vidal Escola Superior de Educação Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.21073

Resumo

Esse artigo busca demonstrar a realidade vivenciada pelos professores do Brasil e Portugal em particular as professoras mulheres, mediante a proposição do ensino remoto, por meio de aulas online, durante o período da pandemia COVID-19. As profissionais da educação ao se adequarem as novas organizações no ensino a distância, proposto pelas redes de ensino e regulamentos escolares se depararam com um dilema: A gestão do tempo no seu cotidiano. Foram muitos desafios enfrentados no período da pandemia e os desabafos são ressaltados nas respostas das professoras em um inquérito online, realizado no google forms, proposto para 50 professoras com adesão de 15 professoras do primeiro ciclo ao secundário.  Além do inquérito online, o artigo utilizou como estratégia de estudo as pesquisas de professoras universitárias (Shouten, 2011; Perista, 2017; Carmim, 2020; Gonzalez, 2020; Minello, 2020) que permite nortear a argumentação do texto e demonstrar o impacto da pandemia no trabalho de professoras. Objetivou-se compreender como se deu a interação entre educação, trabalho docente e aulas online para professoras do Brasil e Portugal. Nossas percepções apontam que dentre as profissões que sofreram com o período da pandemia foi a classe docente, que ao realizar o trabalho em formato online foi necessária uma reestruturação na vida das professoras. Novas formas de organizar o trabalho docente, a escola, a família e vida pessoal passaram a ser centrais para essas trabalhadoras.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Vidal, M. (2020). A Gestão do Tempo no Trabalho Docente: Uma Análise de Gênero no Contexto da Pandemia. Revista Interacções, 16(54), 94–105. https://doi.org/10.25755/int.21073