A Gestão do Tempo no Trabalho Docente
Uma Análise de Gênero no Contexto da Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.21073Resumo
Esse artigo busca demonstrar a realidade vivenciada pelos professores do Brasil e Portugal em particular as professoras mulheres, mediante a proposição do ensino remoto, por meio de aulas online, durante o período da pandemia COVID-19. As profissionais da educação ao se adequarem as novas organizações no ensino a distância, proposto pelas redes de ensino e regulamentos escolares se depararam com um dilema: A gestão do tempo no seu cotidiano. Foram muitos desafios enfrentados no período da pandemia e os desabafos são ressaltados nas respostas das professoras em um inquérito online, realizado no google forms, proposto para 50 professoras com adesão de 15 professoras do primeiro ciclo ao secundário. Além do inquérito online, o artigo utilizou como estratégia de estudo as pesquisas de professoras universitárias (Shouten, 2011; Perista, 2017; Carmim, 2020; Gonzalez, 2020; Minello, 2020) que permite nortear a argumentação do texto e demonstrar o impacto da pandemia no trabalho de professoras. Objetivou-se compreender como se deu a interação entre educação, trabalho docente e aulas online para professoras do Brasil e Portugal. Nossas percepções apontam que dentre as profissões que sofreram com o período da pandemia foi a classe docente, que ao realizar o trabalho em formato online foi necessária uma reestruturação na vida das professoras. Novas formas de organizar o trabalho docente, a escola, a família e vida pessoal passaram a ser centrais para essas trabalhadoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.