Mídias e Jogos Digitais na Infância

Consumo, Usos e Mediações

Authors

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruna Santana Anastácio Rede Municipal de Ensino de São José - Brasil
  • Ana Paula Knaul Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina
  • Gleice Assunção da Silva Instituto Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Albertina Garcia Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.27347

Abstract

A interação com os jogos digitais faz parte do cotidiano de muitas crianças, especialmente como atividade de entretenimento e interação social em jogos on-line ou comunidades de jogadores. Este estudo tem como objetivo caracterizar o consumo midiático de jogos digitais de crianças do 6º ano do Ensino Fundamental, procurando identificar o que elas percebem e o que aprendem na interação com os jogos digitais, destacando o papel da família no controle e na mediação desse acesso. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem mista, utilizando como procedimento de coleta de dados a aplicação de um questionário que foi respondido por 59 crianças. Os resultados relevaram que 48,28% das crianças acessam de 1 a 2 horas por dia jogos digitais e 17,24% mais que 8 horas; encontrou-se associação entre o tempo que indicam jogar e o controle dos pais sobre o tempo de acesso à internet, indicando que quanto o controle pode reduzir o tempo de tela jogando. Em relação ao que aprendem, destacaram-se as habilidades cognitivas e a aprendizagem sobre o próprio jogo. A partir disso, reforça-se a importância da mediação e orientação das crianças, tanto no âmbito familiar como escolar, sobre o acesso ao jogo para potencializar suas contribuições à aprendizagem.

Author Biographies

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, Brasil; Líder do Grupo de Pesquisa Edumídia CNPq/UFSC.

Bruna Santana Anastácio, Rede Municipal de Ensino de São José - Brasil

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal e Santana Catarina e em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. Participante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Mídias (Edumídia - CNPQ/PPGE/UFSC).   

Ana Paula Knaul, Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina

Vínculo institucional: Designer educacional e Docente na Polícia Militar de Santa Catarina
Biografia:  Doutora e Mestra em Educação, na linha de pesquisa Educação e Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Graduada em Design Instrucional para EaD pela Facel/IBDIN. Pedagoga com habilitação em Educação Infantil, Anos Iniciais e EJA pelo Centro Universitário Municipal de São José. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa EDUMIDIA/UFSC. 

Gleice Assunção da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.  É membro atuante no Grupo de Pesquisa Edumídia (UFSC) e no Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Intersetorialidade nas Políticas Públicas (Fundação Oswaldo Cruz).

 

Fernanda Albertina Garcia, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Mestre pela linha de pesquisa Educação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participante do Grupo Interdisciplinar em Tecnologia Assistiva e Inclusão - GITAI (CA/UFSC). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE.

Published

2022-12-28

How to Cite

Ramos, D. K., Anastácio, B. S. ., Knaul, A. P. ., Silva, G. A. da ., & Garcia, F. A. . (2022). Mídias e Jogos Digitais na Infância: Consumo, Usos e Mediações. Interacções, 18(63), 122–144. https://doi.org/10.25755/int.27347

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences