Mídias e Jogos Digitais na Infância
Consumo, Usos e Mediações
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.27347Abstract
A interação com os jogos digitais faz parte do cotidiano de muitas crianças, especialmente como atividade de entretenimento e interação social em jogos on-line ou comunidades de jogadores. Este estudo tem como objetivo caracterizar o consumo midiático de jogos digitais de crianças do 6º ano do Ensino Fundamental, procurando identificar o que elas percebem e o que aprendem na interação com os jogos digitais, destacando o papel da família no controle e na mediação desse acesso. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem mista, utilizando como procedimento de coleta de dados a aplicação de um questionário que foi respondido por 59 crianças. Os resultados relevaram que 48,28% das crianças acessam de 1 a 2 horas por dia jogos digitais e 17,24% mais que 8 horas; encontrou-se associação entre o tempo que indicam jogar e o controle dos pais sobre o tempo de acesso à internet, indicando que quanto o controle pode reduzir o tempo de tela jogando. Em relação ao que aprendem, destacaram-se as habilidades cognitivas e a aprendizagem sobre o próprio jogo. A partir disso, reforça-se a importância da mediação e orientação das crianças, tanto no âmbito familiar como escolar, sobre o acesso ao jogo para potencializar suas contribuições à aprendizagem.
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