Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.347Keywords:
Cultura organizacional, Construção dialógica do conhecimento, Modelo tutorial.Abstract
O nosso objectivo é evidenciar o percurso conceptual e metodológico de concepção e desenvolvimento de um modelo de funcionamento, formação e investigação centrado na figura de tutor, no âmbito da Fundação LIGA. Esta organização dirige-se a uma população alargada, em múltiplas e diferenciadas situações de carência social, muitas portadoras de deficiência, mas todas consideradas pessoas (corpo e singularidade individual e coexistência social), conceito forte e fundador da actividade da instituição.
Se o critério conceptual e funcional da LIGA é a centralidade da pessoa, isso significa que toda a acção se deve nortear pela partilha do projecto pessoal de sentido de todos com quem trabalha. Justifica-se a adopção de um modelo de tutoria na medida em que se acredita que este é capaz de potenciar as capacidades, escolhas e decisões que vão concretizando o projecto de vida de cada um.
Questionamos, então, as fronteiras conceptuais do conceito de “tutor”. O tutor, como figura modelar – reflexo do modelo da instituição – deverá ser descrito e entendido através da análise de um conjunto de competências relacionais e técnicas que ecoam na organização, sistematizando-as e dando-lhes forma, de modo a potenciar a sua realização em todos os programas e por todos os seus membros. A questão que se impõe é saber quais são essas competências, evidenciá-las, procurando que sejam consciencializadas e assumidas por todos.
Descrevemos neste artigo o processo utilizado na organização, para a concepção e implementação de uma prática centrada na figura do tutor. É da procura de novos caminhos, novas estratégias que se trata, e, fundamentalmente de construção de conhecimento.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.