O Pensamento Geométrico de Alunos do 4.º ano
Análise através da Teoria de van Hiele
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.41528Abstract
O desenvolvimento do pensamento geométrico é um processo gradual, que se opera por etapas, sendo as representações que as crianças fazem do espaço o resultado da exploração e manipulação do ambiente espacial. A exploração das formas, dos seus componentes e atributos permite às crianças adquirir uma compreensão progressivamente mais completa das ideias geométricas. Dina e Pierre van Hiele propuseram que o pensamento geométrico dos alunos se desenvolve por níveis hierárquicos e progressivamente mais sofisticados, sendo cada um deles marcados por uma linguagem e forma de raciocinar próprias. Investigações mais recentes, alargaram o trabalho dos van Hiele à caracterização do pensamento dos alunos que se encontram na transição entre níveis, estendendo-o também, do estudo das formas geométricas no plano, ao estudo dos sólidos geométricos. Para que o professor possa ajudar os seus alunos a progredir na compreensão do espaço é necessário que seja capaz de reconhecer os indicadores dos diferentes níveis de pensamento geométrico, de modo a ajustar as suas práticas aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. Este estudo, realizado num contexto de prática de ensino supervisionada numa turma de 4.º ano de escolaridade, teve por objetivo identificar nas produções dos alunos, no decurso da realização de uma sequência didática, elementos que permitam compreender os níveis do seu pensamento geométrico. A sequência em causa estruturou-se de acordo com as cinco fases do modelo ensino de van Hiele e focou-se nos objetivos de aprendizagem traçados pelos documentos de orientação curricular em vigor para o tópico Sólidos Geométricos. Através da análise das produções dos alunos, concluiu-se que estes se encontram em diferentes estágios intermédios de desenvolvimento do seu pensamento geométrico, entre o nível visual e o nível descritivo/analítico. Foram também identificados elementos implícitos e explícitos característicos destes dois níveis de van Hiele nos raciocínios e respostas dos alunos. Estes resultados, para além da sua concordância com os de outros estudos, realçam a relevância da teoria de van Hiele como ferramenta de trabalho do professor que ensina Matemática nos primeiros anos de escolaridade.
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