A AVALIAÇÃO HOJE

O QUE CONSIDERAR DURANTE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ivo José Both Centro Universitário Internacional – UNINTER
  • Luana Priscila Wunsch Centro Universitário Internacional – UNINTER
  • Siderly do Carmo Dahle de Almeida Centro Universitário Internacional – UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.16163

Resumo

Ao tomar em consideração o atual cenário da formação inicial do futuro docente brasileiro da educação básica, o estudo apresentado integra as discussões envolvendo três projetos de pesquisas com temáticas que destacam a avaliação educacional, a formação e as práticas dos docentes na Educação Básica. Ao ter como objetivo central analisar quais são, ou deveriam ser, os principais suportes para que haja uma atualização dos processos avaliativos tendo como foco a formação inicial do docente para a educação básica, o que aqui se apresenta é uma análise comparativa de materiais didáticos utilizados na disciplina de avaliação educacional do curso de Pedagogia a distância, de uma instituição de educação superior, localizada em Curitiba, Brasil, aplicados nas atividades entre os anos 2014 e 2018. Assim, por meio da questão chave: o que um professor tem que saber para avaliar o processo de aprendizagem de seus alunos na educação básica, foi possível verificar, entre as perspectivas que foram alteradas na disciplina neste período, que os futuros docentes devem saber que a avaliação dos seus alunos não ocorre apenas presencialmente em sala de aula, que a aprendizagem dos seus alunos pode ser um processo democrático, o que é inclusão e cidadania e a reconhecer os recursos mais adequados para prática na educação básica. Já, entre as perspectivas que continuam iguais, saber que a avaliação é um processo contínuo, que o professor é um mediador do processo de avaliação e que os alunos podem reconhecer seu processo avaliativo.

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Publicado

2018-12-24

Como Citar

Both, I. J., Wunsch, L. P., & Almeida, S. do C. D. de. (2018). A AVALIAÇÃO HOJE: O QUE CONSIDERAR DURANTE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Interacções, 14(49), 189–205. https://doi.org/10.25755/int.16163