A Reconfiguração de Aulas no Período Pandêmico
Percepções de Professores das Escolas Públicas de Ensino do Estado do Paraná - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.21064Resumo
Este artigo traz uma pesquisa realizada com professores e professoras que atuam na rede pública do Estado do Paraná - Brasil. Nossa questão de pesquisa baseou-se sobre quais fatores de impactos que os professores perceberam ao desenvolverem suas atividades em formato remoto no período de pandemia. Realizamos a pesquisa de natureza qualitativa com 218 professores por meio de questionário estruturado no google forms que teve como objetivo geral analisar as percepções dos professores em relação às atividades desenvolvidas no ensino remoto no primeiro semestre de 2020. Optamos por destacar e analisar para este artigo as percepções dos professores vinculadas a: aulas presenciais e aulas on-line e a necessidades de formação continuada. Concluímos que não só emergiram os impactos em relação aos componentes do entendimento de suas aulas presenciais e remotas, como também a necessidade de sua formação continuada. Os professores e professoras do Estado do Paraná, ao fazerem esforço para trilhar caminhos novos no referido período, tiveram consciência dos impactos referentes ao seu trabalho, como: a busca de qualidade, busca de equidade, valorização do ser humano, ponderação sobre a melhor metodologia para usar as tecnologias, bem como a necessidade da criação de redes de diálogos na cibercultura.
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