Frontiers of Social Education: profession or science?
Contributions to a scientific discussion
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.21238Abstract
A Educação Social é já uma profissão estável, mas poderá afirmar-se uma ciência? São várias as instituições responsáveis pela promoção e afirmação da Educação Social e um pouco por todo o mundo, a Educação Social foi prosseguindo o seu caminho e estabilizando-se pelos seus territórios de interferência, umas vezes no e pelo coletivo (movimentos sociais), outras pela prática profissional ou nas salas de aula, das escolas formativas. Quisemos refletir e provocar uma discussão sobre os princípios e valores que devem acompanhar o debate científico da Educação Social contemporânea, em Portugal, ao nível da investigação, da formação e da profissão. A preparação técnico-científica e consequente desenvolvimento de competências validou o reconhecimento do estatuto específico da profissão. A pertinência e o reconhecimento de um espaço profissional, um estatuto profissional proposto, a autoridade ética e de conteúdo funcional profissional, de competências e a estabilização da educação social como profissão, leva-nos a um novo olhar sobre o futuro da mesma – cada vez mais ligada à investigação, a educação social poderá ou não se assumir como ciência das ciências da educação e matriz da sua própria prática A sua formação técnico-científica, práxis pedagógica, o diálogo construído e reflexivo num contínuo processo de investigação pode levar-nos a adotar este novo significado? Num panorama de transformações e dinâmicas sociais inesperadas que provocam, ininterruptamente, um campo profissional em expansão, mas também a exigência de novos instrumentos e metodologias de intervenção, este artigo pretende ser o início de um longo diálogo necessário entre a educação social enquanto ciência e profissão, onde se pretende desafiar a academia para a formalização de um novo compromisso de legitimação científica da Educação Social.
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