Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:
Convicções, Apelos e Desassossegos de uma Experiência Formativa
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.21654Resumo
Este artigo constitui uma oportunidade para partilhar um olhar sobre a formação e a profissionalidade em Educação Social no momento atual, e no contexto particular do Ensino Superior Politécnico. Para tal, propomo-nos revisitar circunstâncias, fundamentos e quadros de referência teórica e metodológica que têm acompanhado o surgimento e o desenvolvimento da Educação Social, para questionar reconfigurações e desafios nos universos da formação e da prática profissional do educador social. Dessa reflexão, a partir de uma análise exploratória que reconstitui o percurso na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém), sistematizam-se opções e abordagens nos planos curricular, pedagógico, investigativo e de integração nos contextos profissionais.
Procura-se, assim, apresentar a experiência de uma abordagem simultaneamente formativa/investigativa, interdisciplinar, e teórico-prática aos processos de aprendizagem (ao longo da vida), como adequada à formação e prática profissional do Educador Social, e à construção de uma matriz de formação profissionalizante. Como resultado, mobilizam-se as oportunidades e constrangimentos dessa experiência formativa para a operacionalização de modalidades de supervisão e de propostas de prática pedagógica formativa. Concluímos, indiciando pistas sobre apelos e oportunidades que os olhares que partilhámos nos evidenciam sobre aprender, ser e fazer em Educação Social.
Palavras-chave: Educação Social; Formação; Prática profissional; Ensino Superior Politécnico.
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.