Conviver na Escola em Tempos de Pandemia COVID-19

Perceções dos Estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.24929

Resumo

A pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 tem-se repercutido fortemente nas rotinas dos adolescentes com impacto na sua saúde física e mental. Esta situação é agravada pelo confinamento e pelo afastamento da comunidade escolar. O estudo tem por objetivo conhecer as perceções dos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a COVID-19. O estudo, realizado através de um questionário online, integrou uma amostra de 1743 alunos, dos 11 aos 17 anos, de escolas do concelho de Leiria. Na análise dos dados, através do SPSS22, foi utilizada estatística descritiva, teste Qui-Quadrado, t-Student e um nível de significância de 5% para intervalo de confiança de 95%. Os estudantes possuem um elevado nível de conhecimento acerca da doença e das respetivas medidas de proteção. Apresentam um elevado índice global de preocupação de situações decorrentes da pandemia, sendo que a maioria concorda com o regresso às aulas e admite que as aulas presenciais permitiriam melhores avaliações. Apontam a vacinação como uma medida importante para o controlo da pandemia, mostrando disponibilidade para serem vacinados. Os resultados apontam a necessidade de manter a informação que promova comportamentos que favoreçam a segurança e desmistifiquem os receios da pandemia.  A disponibilidade dos alunos para serem vacinados deve ser equacionada numa perspetiva de atingir a imunidade de grupo.

Biografia Autor

Rui Passadouro, ciTechCare - Center for Innovative Care and Health Technology – Politécnico de Leiria

Concluiu a Licenciatura em Medicina pela Universidade de Coimbra (UC) em 1986 e o Mestrado em Gestão e Economia da Saúde em 2014 na Faculdade de Economia da UC. É médico na Unidade de Saúde Pública do ACeS Pinhal Litoral, da Administração Regional de Saúde da Zona Centro. Integra o ciTechCare - Center for Innovative Care and Health Technology – Politécnico de Leiria

Publicou 19 artigos em revistas especializadas. Possui 37 itens de produção técnica. Recebeu 5 prémios e/ou homenagens. Atua nas áreas de Ciências Médicas com ênfase em Medicina Clínica e em Ciências da Saúde. Nas suas atividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Figueiredo, F., Passadouro, R. ., Alves , B., Vieira, A., Silva, A. ., & Mendes, O. (2021). Conviver na Escola em Tempos de Pandemia COVID-19: Perceções dos Estudantes. Revista Interacções, 17(57), 251–272. https://doi.org/10.25755/int.24929