PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO
dificuldades encontradas e soluções propostas para a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.33415Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender as percepções de professores pós-graduandos sobre o planejamento de ensino na prática docente. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como questão de investigação: quais as dificuldades relatadas pelos professores pós-graduandos ao planejarem sua prática e de que modo propõem solucioná-las?. Os dados foram coletados por meio de questionário aberto, analisados e categorizados com base no método da Análise Textual Discursiva. Como resultado, identificaram-se algumas dificuldades no processo de planejamento, como a falta de tempo e as dúvidas relacionadas à elaboração e cumprimento do plano. Para lidar com essas dificuldades, os professores destacaram a importância do pré-planejamento e de um planejamento flexível, enfatizando que o planejamento é fundamental para aprimorar a prática docente e promover um ensino e aprendizagem mais eficazes. Além disso, os professores apontaram situações que impactam o planejamento, como imprevistos, falta de recursos didáticos e não considerar o planejamento como uma etapa essencial do processo educativo. Essas constatações reforçam a relevância do planejamento de ensino para a prática docente e evidenciam a necessidade de estratégias que minimizem os desafios relacionados à sua implementação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Denise Novo da Silva, Yasmin Mascarenhas da Silva, Luciano Denardin de Oliveira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.