O Desenvolvimento do Self e o Adolescer em Contexto de Isolamento Social

uma Revisão Sistemática

Autores

  • Verônica Alves dos Santos Conceição Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Márcio Santana da Silva Centro de Universidade Nobre
  • Leandro Ribeiro Azevedo Centro de Universidade Nobre

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.35501

Resumo

O conceito de self envolve a capacidade de um ator social assumir a consciência de si mesmo na relação de trocas simbólicas com o meio social em que se insere, sendo a adolescência a fase do desenvolvimento em que a interação simbólica acontece com mais intensidade. O que se busca como objetivo é analisar as consequências sobre o sistema do self de adolescentes quando o contexto social sofre mudanças repentinas e radicais, como as ocorridas entre 2020 e 2023 com a adoção do isolamento social como medida preventiva contra a COVID 19. O estudo constitui uma revisão sistemática de literatura seguindo os parâmetros da lista Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA).Utilizou-se o PICO como estratégia se elegibilidade dos estudos selecionados em cinco fontes de dados, sendo PsycInfo, Scopus, Scielo, Pubmed e Pepsic com delimitação temporal nos anos 2020 a 2023. Foram identificados noventa e três estudos e, após critérios de inclusão e exclusão, 7 artigos foram analisados. Constata-se a ausência de estudos que tematizam o desenvolvimento do self em adolescentes durante a pandemia do COVID-19.

Biografias Autor

Márcio Santana da Silva, Centro de Universidade Nobre

Doutor, mestre e pós-doc em Psicologia. Estágio sanduíche na Clark University (EUA) e Niels Bohr Centre for Cultural Psychology da Aalborg University. Docente do Centro Universitário Nobre, psicólogo clínico e preceptor de estágio em psicologia clínica. Pesquisa  psicologia do desenvolvimento, com ênfase nos processos de mediação semiótica e self.

Leandro Ribeiro Azevedo, Centro de Universidade Nobre

Doutorando em Psicologia. Mestre me ciência sociais. Psicólogo clinico com formação em Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT). Docente do Centro Universitário Nobre e membro do Laboratório Intrumentalização e Avaliação Psicológica (LABIAP/UNIFAN). Pesquisa em contextos e saúde mental e configuração e reconfiguração do self.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Conceição, V. A. dos S. ., da Silva, M. S., & Azevedo, L. R. (2024). O Desenvolvimento do Self e o Adolescer em Contexto de Isolamento Social: uma Revisão Sistemática. Revista Interacções, 20(67), 1–25. https://doi.org/10.25755/int.35501