Interação e Comunicação com a Criança de Idade Pré-escolar
as Mães, as Educadoras e as Profissionais de Intervenção Precoce
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.36210Resumo
A forma como os adultos interagem e comunicam com a criança no seu quotidiano, afeta as suas oportunidades de participação, relações e aprendizagem. Este é, especialmente, o caso da criança abrangida pela Intervenção Precoce (IP), na medida em que esta precisa da mediação do adulto para as suas aquisições. Neste âmbito, comparámos o comportamento interativo e comunicativo de mães, educadoras e profissionais de IP, num total de 48 díades adulto-criança, distribuídas por 18 díades mães-filho(a), com desenvolvimento típico (DT), 20 díades educadoras-crianças DT e 10 díades Profissionais de IP-crianças com Atraso Global de Desenvolvimento (AGD). Na investigação Tandem, as díades foram convidadas a realizar um produto à sua escolha durante 20 minutos, com uma diversidade de materiais disponibilizados. Os resultados indicam que as profissionais de IP são mais sensíveis às necessidades da criança e estimulam mais as crianças a participar (i.e., utilizam mais frequentemente perguntas de processo, sugestões e elogios, reagem com maior frequência às emoções e comportamentos das crianças e dão mais feedback positivo e respeitador, relativamente às educadoras e às mães). Espera-se que o presente estudo contribua para a investigação na área da IP e educação da criança.
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