Supervisão das interacções educador-criança: que relevância na prática pedagógica?

Autores

  • Maria José Calheiros Agrupamento de Escolas D. João II
  • Sónia Raquel Seixas Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.420

Palavras-chave:

Supervisão, Prática pedagógica, Interacções educador-criança, Estratégias de supervisão, Qualidade.

Resumo

Este estudo pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Um estudo que procura saber como a prática e a sua supervisão contribuem para o desenvolvimento profissional das estagiárias. O objectivo deste estudo é identificar estratégias de supervisão que visem melhorar as interacções educador-criança. Trata-se de um estudo de caso, focado num processo de intervenção supervisiva com objectivos de produzir a mudança, de construir a diferença. Um processo assente na construção da qualidade no campo da supervisão da prática pedagógica na formação inicial, utilizando como um dos instrumentos a Escala de Observação de Empenhamento do Adulto (Pascal & Bertram, 1999), para além dos dados recolhidos através de uma observação participante, natural, numa combinação de metodologias quantitativa‑qualitativa com vista a captar a essência do fenómeno educativo. Desenvolveu-se em duas salas de um jardim-de-infância da rede pública em meio rural, com quarenta e quatro crianças, duas educadoras de infância e quatro estagiárias do 4º ano do Curso de Educação de Infância. Dos resultados obtidos concluímos que os instrumentos utilizados, privilegiando a focagem nos processos de interacção educador-criança, podem constituir-se também enquanto estratégias supervisivas, promotoras da melhoria da qualidade da acção educativa. O processo de mudança resultante desta supervisão parece contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de educadoras e estagiárias. Considera-se, assim, que o presente estudo poderá tornar-se um instrumento de reflexão, para todos os agentes envolvidos na formação inicial de educadores.

Downloads

Publicado

2010-04-06

Como Citar

Calheiros, M. J., & Seixas, S. R. (2010). Supervisão das interacções educador-criança: que relevância na prática pedagógica?. Revista Interacções, 6(14). https://doi.org/10.25755/int.420

Edição

Secção

Número 14 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (I).