ASPECTOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS, INDISCIPLINA E VIOLÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.6414Palavras-chave:
Educação, Violencias nas escolas, fracasso escolarResumo
Este artigo teve por objetivo analisar práticas do contexto da escola que contribuem para criar desvios, gerar violências e suas consequências na trajetória escolar dos alunos. Para tanto, utilizou-se de pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos para geração de dados: a entrevista de grupo focal e individual, observação e análise documental. Os resultados sugerem que a escola a partir de sua organização pedagógica ajuda a criar o desvio e as formas de controle; os gestores têm dificuldades na medidação dos conflitos; os alunos considerados indisciplinados e/ou violentos ficam enclausurados no ensino fundamental. Eles possuem um perfil comum: são homens, negros, pobres e seus pais possuem baixa escolaridade. Esse grupo é o mais atingido, muitos abandonam a escola. Os que persistem vêm acumulando sucessivas reprovações.Downloads
Publicado
2018-06-21
Como Citar
Lopes, R. B. (2018). ASPECTOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS, INDISCIPLINA E VIOLÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.6414
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.