ASPECTOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS, INDISCIPLINA E VIOLÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.6414Keywords:
Educação, Violencias nas escolas, fracasso escolarAbstract
Este artigo teve por objetivo analisar práticas do contexto da escola que contribuem para criar desvios, gerar violências e suas consequências na trajetória escolar dos alunos. Para tanto, utilizou-se de pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos para geração de dados: a entrevista de grupo focal e individual, observação e análise documental. Os resultados sugerem que a escola a partir de sua organização pedagógica ajuda a criar o desvio e as formas de controle; os gestores têm dificuldades na medidação dos conflitos; os alunos considerados indisciplinados e/ou violentos ficam enclausurados no ensino fundamental. Eles possuem um perfil comum: são homens, negros, pobres e seus pais possuem baixa escolaridade. Esse grupo é o mais atingido, muitos abandonam a escola. Os que persistem vêm acumulando sucessivas reprovações.Downloads
Published
2018-06-21
How to Cite
Lopes, R. B. (2018). ASPECTOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS, INDISCIPLINA E VIOLÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.6414
Issue
Section
Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.