ASPECTOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS, INDISCIPLINA E VIOLÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Authors

  • Rosilene Beatriz Lopes Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6414

Keywords:

Educação, Violencias nas escolas, fracasso escolar

Abstract

Este artigo teve por objetivo analisar práticas do contexto da escola que contribuem para criar desvios, gerar violências e suas consequências na trajetória escolar dos alunos. Para tanto, utilizou-se de pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos para geração de dados: a entrevista de grupo focal e individual, observação e análise documental. Os resultados sugerem que a escola a partir de sua organização pedagógica ajuda a criar o desvio e as formas de controle; os gestores têm dificuldades na medidação dos conflitos; os alunos considerados indisciplinados e/ou violentos ficam enclausurados no ensino fundamental. Eles possuem um perfil comum: são homens, negros, pobres e seus pais possuem baixa escolaridade. Esse grupo é o mais atingido, muitos abandonam a escola. Os que persistem vêm acumulando sucessivas reprovações.

Author Biography

Rosilene Beatriz Lopes, Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF

Possui graduação em Pedagogia - UNIMONTES/1996, Mestrado em Educação - UCB/2004 e Doutorado em Educação - UCB/2013. Tem experiência em Coordenação Pedagógica, Gestão da Educação e Socioeducação e Políticas Públicas. Área de Pesquisa: Políticas Públicas e Ensino Aprendizagem. Temas: Juventude e Violências, Violências nas escolas, Socioeducação, Gestão escolar e Formação de professores e socioeducadores. Atualmente é Gerente do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do DF.

Published

2018-06-21

How to Cite

Lopes, R. B. (2018). ASPECTOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS, INDISCIPLINA E VIOLÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.6414

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences