O estudante discutindo a escola: relato de uma experiência de fóruns de estudantes adultos em Recife, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.7236Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Fóruns de estudantes adultos, Práticas de participação, educação popular.Resumo
O presente texto retoma enunciados produzidos pelos estudantes participantes dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos realizados na cidade do Recife, no estado brasileiro de Pernambuco, durante o ano de 2011. Tais enunciados são tomados neste trabalho como expressões de saberes sujeitados ‘desassujeitando-se’, com base na teorização de Foucault e como ‘saberes da experiência feitos’, na perspectiva de Paulo Freire. Na educação popular, o diálogo é essa força criadora do mundo político e os saberes são constitutivos dessa relação. É o caráter local desses saberes, sua inscrição nas questões da vida dos sujeitos, que torna propícia a sua emergência como forma crítica e contundente de conhecimento. O trabalho é um relato de experiência de uma gestora envolvida com os processos de concepção, execução e avaliação do Fórum, com foco na problematização dos lugares de verdade dos discursos sobre a Educação de Adultos relativos a conteúdos escolares, tempo e práticas curriculares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.