O estudante discutindo a escola: relato de uma experiência de fóruns de estudantes adultos em Recife, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.7236Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Fóruns de estudantes adultos, Práticas de participação, educação popular.Abstract
O presente texto retoma enunciados produzidos pelos estudantes participantes dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos realizados na cidade do Recife, no estado brasileiro de Pernambuco, durante o ano de 2011. Tais enunciados são tomados neste trabalho como expressões de saberes sujeitados ‘desassujeitando-se’, com base na teorização de Foucault e como ‘saberes da experiência feitos’, na perspectiva de Paulo Freire. Na educação popular, o diálogo é essa força criadora do mundo político e os saberes são constitutivos dessa relação. É o caráter local desses saberes, sua inscrição nas questões da vida dos sujeitos, que torna propícia a sua emergência como forma crítica e contundente de conhecimento. O trabalho é um relato de experiência de uma gestora envolvida com os processos de concepção, execução e avaliação do Fórum, com foco na problematização dos lugares de verdade dos discursos sobre a Educação de Adultos relativos a conteúdos escolares, tempo e práticas curriculares.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.