Desenvolvimento de algoritmo para comunicação da colocação de dispositivo médico em pediatria: estudo com grupos focais
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0218e.38036Palavras-chave:
algoritmo; família; criança; dispositivo médico; comunicaçãoResumo
Introdução: A comunicação com famílias de crianças com condições crónicas que necessitam de dispositivos médicos é fundamental, mas frequentemente subvalorizada.
Objetivo: Identificar as etapas e componentes de um algoritmo que oriente a comunicação com famílias de crianças com condição crónica com indicação para colocação de dispositivo médico.
Métodos: Realizaram-se três sessões com grupos focais, envolvendo profissionais de saúde e familiares, com um total de 11 participantes. Na primeira sessão, os participantes partilharam experiências e contribuíram para a construção do algoritmo. As sessões seguintes foram dedicadas à análise da versão preliminar do algoritmo.
Resultados: A análise da primeira sessão confirmou a ausência de protocolos de comunicação, a importância do planeamento e comunicação interdisciplinar e o potencial contributo de um algoritmo para colmatar essas lacunas. Três momentos principais foram identificados no processo de comunicação: preparação para a informação, momento da comunicação da notícia e comunicar para a capacitação da família. Nas reuniões seguintes, o algoritmo preliminar foi revisto, com sugestões de melhorias, como a necessidade de reuniões interdisciplinares, o reforço do apoio emocional e prático para as famílias, resultando na versão final do algoritmo.
Conclusão: As etapas e componentes identificadas no algoritmo evidenciam o seu potencial como recurso dinâmico, ajustável às especificidades de cada família. O seu codesign constitui um procedimento de apoio à tomada de decisão durante os processos de comunicação com famílias que lidam com a colocação de dispositivos médicos.
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