O agir ético em enfermagem: scoping review
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0217e.39618Palavras-chave:
ética em enfermagem; virtudes; carácter; enfermagem; enfermeiroResumo
Introdução: A ética é um pilar essencial na prática da enfermagem, influenciando a qualidade dos cuidados e as interações entre enfermeiros e utentes. Este artigo explora a influência da ética nos cuidados de enfermagem, os desafios éticos enfrentados e a importância da formação ética, conforme destacado por Grace et al. (2023) e Yang et al. (2022).
Objetivo: Mapear sistematicamente evidências científicas sobre o agir ético em enfermagem.
Métodos: Foi realizada uma scoping review seguindo os passos metodológicos do Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada em cinco bases de dados científicas: PubMed, B-on, CINAHL Complete, Medline e Web of Science, com data de pesquisa em 22/10/2024, na Escola Superior de Saúde de Viseu, retirando publicações de 01/01/2019 a 31/12/2024. Após a exclusão de 4343 artigos duplicados, foram triados 4981 artigos, contudo, foram incluídos 26 artigos para a realização deste estudo.
Resultados: Identificaram-se os princípios éticos essenciais para a relação terapêutica, incluindo treze virtudes que o enfermeiro deve cultivar para praticar um cuidado ético eficaz, respeitando o utente como um ser holístico. A qualidade dos cuidados está intrinsecamente ligada aos valores pessoais e profissionais aplicados no ambiente de trabalho.
Conclusão: A ética na enfermagem é crucial para garantir a qualidade dos cuidados, orientando os profissionais de enfermagem através de valores essenciais como a dignidade humana, a autonomia e a justiça.
Downloads
Referências
Alves, B. O. O.-M. (2024). Sobre o DeCS – DeCS. Descritores em Ciências da Saúde. https://decs.bvsalud.org/sobre-o-decs/
Birkholz, L., Kutschar, P., Kundt, F. S., & Beil-Hildebrand, M. (2022). Escala de confiança na tomada de decisão ética para enfermeiros líderes: Avaliação psicométrica. Ética em Enfermagem, 0(0), 1–15. https://doi.org/10.1177/09697330211065847
Cheraghi, R., Hassankhani, H., Jafarzadeh, A., Zamanzadeh, V., & Valizadeh, L. (2023). Esclarecimento do princípio ético da beneficência no cuidado de enfermagem: Uma revisão integrativa. BMC Enfermagem, 22, 89. https://doi.org/10.1186/s12912-023-01246-
Cunha, M., Cunha, M. do C., Rodrigues, T., Nunes, C., & Estudantes do 25ºCLE. (2016). Validação do questionário de mapeamento do conhecimento ético em estudantes de enfermagem. Servir, 59(2), 31–39. https://doi.org/10.48492/servir022.23679
Cunha, M., & Santos, E. (2021). Revisão sistemática da literatura: Um guia prático para iniciantes (1.ª ed.). Edições Esgotadas.
Dewi, N. M. R. C., Aryana, I. G. N., Bela, I. K. M. I., Widiastuti, N. K. N., Putra, I. K. A. D., & Satriani, N. L. A. (2024). Nursing ethics as a foundation in nursing practice: A literature review. Babali Nursing Research, 5(2), 410–422. https://doi.org/10.37363/bnr.2024.52373
Fouladi, E., Mohammadi, M. A., & Mozaffari, N. (2024). Predicting missed nursing care based on moral sensitivity and care-related factors. Journal of Nursing and Midwifery Sciences, 11(2), e143728. https://doi.org/10.5812/jnms-143728
Gallagher, A., & Snelling, P. (2024). A educação em ética em enfermagem está desorganizada? Nursing Ethics, 31(2–3), 129–131. https://doi.org/10.1177/09697330241256992
García-Garcés, L., & Gerónimo-Llopis, A. (2021). La ética de la virtud para lograr la excelencia en el cuidado enfermero. Cultura dos Cuidados, 25(60). https://doi.org/10.14198/cuid.2021.60.05
Glogowski, J. (2023). GSU Library Research Guides: CINAHL (Cumulative Index of Nursing and Allied Health): Getting started. https://research.library.gsu.edu/cinahl
Godfrey, N. (2022). New language for the journey: Embracing a professional identity of nursing. Journal of Radiology Nursing, 41(1), 15–17. https://doi.org/10.1016/j.jradnu.2021.12.001
Grace, P. J., Peter, E., Lachman, V. D., Johnson, N. L., Kenny, D. J., & Wocial, L. D. (2023). Professional responsibility, nurses, and conscientious objection: A framework for ethical evaluation. Nursing Ethics, 31(2–3), 243–255. https://doi.org/10.1177/09697330231180749
Hussein, A. H., & Abou Hashish, E. A. (2023). Relationship between nurses' ethical ideology, professional values, and clinical accountability. Nursing Ethics, 30(7–8), 1171–1189. https://doi.org/10.1177/09697330231172282
Karabey, T. (2022). Reflection of nurses' moral intelligence levels on care behaviors. Perspectives in Psychiatric Care, 58(4), 1622–1631. https://doi.org/10.1111/ppc.12970
Kosmidis, D., Koutsouki, S., & Theofanidis, D. (2021). Values in nursing and the virtues of the profession: A systematic critical review. Health & Research Journal, 7(4), 219–232. https://doi.org/10.12681/healthresj.28192
Manojkumar, M., Parameswari, M., & Hema, V. H. (2021). Clinical competence in nursing – An essential virtue. International Journal of Nursing Education, 14(1), 105–110. https://doi.org/10.37506/ijone.v14i1.17762
Monroe, H. A. (2019). Nurses’ professional values: Influences of experience and ethics education. Journal of Clinical Nursing, 28(9–10), 2009–2019. https://doi.org/10.1111/jocn.14806
Morley, G., Ives, J., & Bradbury-Jones, C. (2023). Operationalizing the role of the nurse ethicist: More than a job. Nursing Ethics, 30(5), 688–700. https://doi.org/10.1177/09697330221147898
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., … Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71
Peters, M., Godfrey, C., McInerney, P., Soares, C., Khalil, H., & Parker, D. (2015). The Joanna Briggs Institute reviewers’ manual 2015: Methodology for JBI scoping reviews. The Joanna Briggs Institute. https://reben.com.br/revista/wp-content/uploads/2020/10/Scoping.pdf
Şahin, Ş., & Ecevit, A. (2023). Nurses’ views on ethical practices in nursing care: A qualitative study. Cumhuriyet Medical Journal, 45(3). https://doi.org/10.7197/cmj.1238689
Salvador, P. T. C. O., Alves, K. Y. A., Costa, T. D., Lopes, R. H., Oliveira, L. V., & Rodrigues, C. C. F. M. (2021). Contribuições da scoping review na produção da área da saúde: Reflexões e perspectivas. Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde, 6. https://doi.org/10.5935/2446-5682.20210058
Wati, N. M. N., Juanamasta, I. G., Thongsalab, J., & Yunibhand, J. (2023). Strategies and challenges in addressing ethical issues in the hospital context: A phenomenological study of nurse team leaders. Belitung Nursing Journal, 9(2), 139–144. https://doi.org/10.33546/bnj.2446
Wiisak, J., Stolt, M., Igoumenidis, M., Chiappinotto, S., Gastmans, C., Keogh, B., Mertens, E., Palese, A., Papastavrou, E., McCabe, C., & Suhonen, R. (2024). Factors contributing to the promotion of moral competence in nursing. Nursing Ethics, 0(0). https://doi.org/10.1177/09697330241235305
Yang, Q., Zheng, Z., Pang, S., Wu, Y., Liu, J., Zhang, J., Qiu, X., Huang, Y., Xu, J., & Xie, L. (2022). Clinical nurse adherence to professional ethics: A grounded theory. Nursing Ethics, 30(2), 197–209. https://doi.org/10.1177/09697330221130594
Žiaková, K. (2022). Professionalism and ethics in nursing. Kontakt, 24(4), 263. https://doi.org/10.32725/kont.2022.039
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)

