Reforçar o ensino da cibersegurança para estudantes universitários: colmatar as vulnerabilidades e promover práticas proactivas de segurança digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0227.41111

Palavras-chave:

cibersegurança; segurança digital; percepções de ameaças; respostas comportamentais; ciberataques

Resumo

Introdução: À medida que os estudantes universitários em regiões emergentes como a Albânia se envolvem cada vez mais com plataformas digitais, enfrentam riscos crescentes de cibersegurança. Embora ferramentas básicas como o software antivírus sejam comuns, persistem lacunas críticas na gestão de senhas e na detecção de phishing, destacando a necessidade urgente de uma educação em cibersegurança aprimorada.

Objetivo: Examinar as lacunas nas práticas de cibersegurança entre os estudantes universitários e identificar áreas críticas que exigem maior atenção.

Métodos: Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 242 estudantes de disciplinas relacionadas à TI. A pesquisa avaliou práticas de segurança digital, percepções de ameaças e respostas a incidentes de cibersegurança. Foi aplicado uma análise de regressão logística para avaliar a relação entre comportamentos proativos de cibersegurança e a redução de incidentes cibernéticos.

Resultados: Os resultados revelam uma lacuna notável na conscientização dos estudantes sobre os riscos de cibersegurança. Os estudantes são mais propensos a relatar incidentes de cibersegurança quando existem mecanismos de denúncia anônima, enfatizando o papel crucial dos sistemas que respeitam a privacidade para promover a denúncia proativa de incidentes dentro das universidades. Além disso, a análise de regressão logística mostra que os estudantes que se envolvem consistentemente em comportamentos proativos de cibersegurança têm significativamente menos probabilidade de encontrar ou relatar incidentes relacionados a malware, destacando ainda mais a importância de cultivar esses comportamentos para reduzir a exposição aos riscos cibernéticos.

Conclusão: A pesquisa enfatiza a necessidade de intervenções educacionais focadas em práticas avançadas de cibersegurança. Universidades devem integrar programas que fortaleçam a segurança digital, preparando os estudantes para os riscos digitais crescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albanian Institute of Statistics (INSTAT). (2023). Use of Information and Communication Technology in the Household, 2023. https://www.instat.gov.al/media/11339/use-of-ict-in-households-2023.pdf

Chandarman, R., & Van Niekerk, B. (2017). Students’ cybersecurity awareness at a private tertiary educational institution. The African Journal of Information and Communication (AJIC), 20, 133–155. https://doi.org/10.23962/10539/23572

Chaudhary, S. (2024). Driving behaviour change with cybersecurity awareness. Computers & Security, 142, Article 103858. https://doi.org/10.1016/j.cose.2024.103858

European Commission. (2024, April 29). Policies: European Commission. Retrieved June 5, 2024. https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/cybersecurity

European Union Agency for Cybersecurity. (2024, June 29). Incident reporting: ENISA. https://ciras.enisa.europa.eu/

Eurostat. (2022, December). Statistical themes: Eurostat. https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=ICT_security_in_enterprises#ICT_security_in_EU_enterprises

Hong, W. C., Chi, C., Liu, J., Zhang, Y., Lei, V. N., & Xu, X. (2023). The influence of social education level on cybersecurity awareness and behaviour: A comparative study of university students and working graduates. Education and Information Technologies, 28(1), 439–470. https://doi.org/10.1007/s10639-022-11121-5

IBM. (2023). Cost of a data breach report 2023. https://www.ibm.com/reports/data-breach

Kuraku, S., Kalla, D., Samaah, F., & Smith, N. (2023). Cultivating proactive cybersecurity culture among IT professionals to combat evolving threats. International Journal of Electrical, Electronics and Computers (IJEEC), 8(6), 1–7.

Li, W., & Zeng, J. (2021). Leet usage and its effect on password security. IEEE Transactions on Information Forensics and Security, 16, 2130–2143. https://doi.org/10.1109/TIFS.2021.3050066

Li, Y., Wang, H., & Sun, K. (2016). A study of personal information in human-chosen passwords and its security implications. IEEE INFOCOM 2016 – The 35th Annual IEEE International Conference on Computer Communications (pp. 1–9). IEEE. https://doi.org/10.1109/INFOCOM.2016.7524341

Mashiane, T., & Kritzinger, E. (2019). Cybersecurity behaviour: A conceptual taxonomy. In O. Blazy & C. Yeun (Eds.), Information Security Theory and Practice (WISTP 2018) (Vol. 11469, pp. 147–156). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-20074-9_11

Mattioli, R., & Malatras, A. (2024). Incident reporting: ENISA. European Union Agency for Cybersecurity (ENISA). https://abrir.link/BPZwm

Moallem, A. (2019). Cybersecurity awareness among college students. In T. N. Ahram (Ed.), Advances in Human Factors in Cybersecurity. Advances in Intelligent Systems and Computing (Vol. 782, pp. 79–87). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-94709-9_8

Muniandy, L., Muniandy, B., & Samsudin, Z. (2017). Cyber security behaviour among higher education students in Malaysia. Journal of Information Assurance & Cybersecurity, 2017, Article 800299. https://doi.org/10.5171/2017.800299

National Authority for Electronic Certification and Cyber Security. (2023). Cyber governance 2023 report. Tirana, Albania: Author.

Raya, J. E., Yahya, A. S., & Ahmad, E. K. (2023). Protection from a quantum computer cyber-attack: Survey. Technium: Romanian Journal of Applied Sciences and Technology, 5, 1–12. http://dx.doi.org/10.47577/technium.v5i.8293

Shay, R., Komanduri, S., Durity, A. L., Huh, P., Mazurek, M. L., Segreti, S. M., Ur, B., Bauer, L., Christin, N., & Cranor, L. F. (2014). Can long passwords be secure and usable? CHI '14: Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 2927–2936). Association for Computing Machinery. https://doi.org/10.1145/2556288.2557224

Temoshok, D., Fenton, J. L., Choong, Y.-Y., Lefkovitz, N., Regenscheid, A., Galluzzo, R., & Richer, J. P. (2024). NIST SP 800-63B-4.2pd: Digital identity guidelines: Authentication and authenticator management (Second Public Draft). National Institute of Standards and Technology. https://doi.org/10.6028/NIST.SP.800-63b-4.2pd

Wang, S., Salehi-Abari, A., & Thorpe, J. (2023). PiXi: Password inspiration by exploring information. Information and Communications Security: 25th International Conference, ICICS 2023 (pp. 249–266). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-031-44698-8_14

Zwilling, M., Klien, G., Lesjak, D., Wiechetek, Ł., Cetin, F., & Basim, H. N. (2022). Cyber security awareness, knowledge and behavior: A comparative study. Journal of Computer Information Systems, 62(1), 82–97. https://doi.org/10.1080/08874417.2020.1712269

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

Ferhataj, A., Memaj, F., Sahatcija, R., & Ora, A. (2025). Reforçar o ensino da cibersegurança para estudantes universitários: colmatar as vulnerabilidades e promover práticas proactivas de segurança digital. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(27), e41111. https://doi.org/10.29352/mill0227.41111

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social