Análise da Propensão Empreendedora dos Alunos do Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa

Authors

  • Carla Patrícia Henriques Testas
  • Ana Filipa P. S. Ramos Martins Moreira

Keywords:

empreendedorismo, empreendedor, educação para o empreendedorismo

Abstract

Este artigo pretende mostrar a importância do ensino superior na promoção do empreendedorismo. Assim, começa-se com uma análise teórica dos conceitos de empreendedorismo e de empreendedor e dos principais motivos que conduzem ao empreendedorismo, bem como dos obstáculos que o dificultam. Salienta-se também a importância que o ensino superior tem na promoção do empreendedorismo. Faz-se, por fim, uma breve evolução histórica da educação para o empreendedorismo no ensino superior e do que tem sido feito em Portugal nesta área.
Em termos metodológicos, apresentam-se os resultados de um estudo efetuado com 348 alunos do Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa. Este estudo teve como principal objetivo conhecer a propensão empreendedora dos seus alunos. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que os alunos têm pouca tendência empreendedora, o que se poderá dever aos receios e às dificuldades em desenvolver um negócio próprio, assim como a alguns fatores que condicionam a criação e o sucesso de uma empresa. Assim, é fundamental evidenciar a importância do empreendedorismo, quer para os indivíduos, quer para a sociedade, e, por isso, é indispensável fomentar a sua promoção, sobretudo junto da comunidade escolar.

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Published

2016-02-01

How to Cite

Testas, C. P. H., & Moreira, A. F. P. S. R. M. (2016). Análise da Propensão Empreendedora dos Alunos do Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (48), 95–134. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8097

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