Preparação dos Pais para o Cuidar do Recém‐Nascido Após a Alta: Avaliação dos Registos de Enfermagem
Keywords:
recém-nascido, alta recém-nascido, qualidade dos cuidados, ensinos de enfermagem, registos de enfermagemAbstract
A excelência dos cuidados ao recém-nascido
depende, em grande parte, da capacitação dos pais para a
autonomia nos cuidados ao filho, exigindo aprendizagem da
informação veiculada pelo enfermeiro. O registo dos ensinos
permite avaliar o processo de (in) formação e a definição do
tipo de ensinos abordados, o que contribui para a eficiência e
qualidade dos cuidados de enfermagem.
Com este estudo pretendeu-se descrever quais os
ensinos efetivamente abordados e preconizados na preparação
dos pais para o cuidar do recém-nascido (RN) após a alta e
identificar os locais de anotação/registo mais utilizados para o
registo desses mesmos ensinos no aplicativo SAPE (Sistema
de Apoio à Prática de Enfermagem).
Dos resultados obtidos emergiu não existirem
critérios na efetivação dos registos de enfermagem e que, dos
ensinos preconizados, nem todos são alvo de abordagem,
tornando evidente a necessidade da definição de boas práticas
na preparação dos pais para a alta do RN.
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