A Inteligência Emocional em Professores de Educação Especial da Região de Viseu
Keywords:
inteligência emocional, professores de educação especial, escola inclusivaAbstract
Resumo a incluir.
Downloads
References
• Branco, A. (2004). Para além do Q.I. Coimbra: Edições Quarteto.
• Carvalho, O. A. & Peixoto, L. M. (2000). A Escola Inclusiva – da utopia à realidade. Braga: APPACDM
Distrital de Braga.
• Coll, C.; Palácios, J. & Marchesi, A. (Orgs.) (1995). Desenvolvimento Psicológico e
Educação – Necessidades Educativas Especiais e aprendizagem escolar. Vol.. 3. Porto Alegre: Artes
Médicas.
• Cooper, R. & Sawaf, A. (1997). Inteligência Emocional na Empresa. Rio de Janeiro: Editora Campos.
• Correia, Luís M. (1999). Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Classes Regulares. Porto:
Porto Editora.
• Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro. Diário da República, I Série, n.º 4, de 7-1-2008. Ministério da
Educação. Define os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e
secundário dos sectores público, particular e cooperativo.
• Despacho Conjunto n.º 105/97 – ME/SEEI/SEAE, de 1 de Julho. Diário da República, II Série, n.º 149, de
-7-1997 – Prestação de serviços de apoio educativo.
• Fernandes, H. S. (2002). Educação especial – Integração das crianças e Adaptação das Estruturas de
Educação. Braga: Edições APPACDM Distrital de Braga.
• Frade, M. G. & Rodrigues, D. (1998). As Atitudes dos Professores Face à Integração – Sua Relação com a
Adequação das Escolas. Saber educar, nº 3. Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
• Goleman, D. (1995). Inteligência Emocional. (12ª Edição). Lisboa: Círculo de Leitores.
• Goleman, D. (1998). Trabalhar com Inteligência Emocional. Lisboa: Temas e Debates.
• Goleman, D.; Boyatzis, R. & Mckee, A. (2002). Os Novos Líderes – A Inteligência Emocional nas
Organizações. Lisboa: Gradiva.
• Hill, M. M. & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Sílabo
• Jesus, S. N. & Martins, M. H. (2000).(Org.). Escola Inclusiva e Apoios Educativos. Porto: ASA Editores.
• Jiménez, R. B. (1997). Educação Especial e Reforma Educativa, In. R. Bautista (Coord.). Necessidades
Educativas Especiais. Lisboa: Dinalivro.
• Manjón, D. G. & Vidal, J. G. (1997). Educación Especial – Temario de oposiciones. Vol II.
Madrid: Editoral EOS.
• Marques, I. (2010). Inteligência Emocional em Professores do Ensino Superior. Tese de Doutoramento não
publicada.
• Martin, D. & Boeck, K. (1997). O Que é a Inteligência Emocional. Lisboa: Pergaminho.
• Mayer, J. D. & Salovey, P. (1993). Emotional Development and Emotional Intelligence: Implications for
Educators. New York: Basic Books.
• Netemeyer, R. G.; Bearden, W. O.; Sharma, S. (2003). Scaling procedures: Issues and applications.
Thousand Oaks: SAGE.
• Nóvoa, A. (1992). Profissão professor. Porto: Porto Editora.
• O. M. S. (2004). CIF- Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Acedido em
-11-2007. Disponível em: <http://www.inr.pt/uploads/docs/cif/CIF_port_%202004.pdf>.
• Palomino, A. S. & González, J. A. T. (Coord.) (1997). Educación Especial I – una perspectiva curricular,
organizativa y profesional. Madrid: Ediciones Pirámide.
• Porter, G. (1994). Organização das Escolas: Conseguir o Acesso e a Qualidade Através da Inclusão.
In: UNESCO. Prospects, Vol. XXV, n.º 2. Pp. 209-309.
• Rego, A.; Cunha, M. P.; Cunha, R. & Cardoso, C. (2007). Manual de Comportamento Organizacional
e Gestão. (6ª edição). Lisboa: Editora RH.
• Silva, J. (2001). Inteligência Social e Emocional. Acedido em 9-11-2007. Disponível
em: <http://www.pcarp.usp.br/acsi/anterior/720/mat15.htm>.
• Simões, M. D. F. & Boavida, J. (1999).”Náufragos” ou “astronautas”? Pós-Modernidade e Educação.
Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano XXXIII. Nº 1.
• Sousa Fernandes, A.; Formosinho, J. & Pires, E. L. (1991). A construção Social da Educação Escolar.
Porto: Edições ASA.
• UNESCO (1994). Declaração de Salamanca. Lisboa: Edição do IIE.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit proposals for this journal agree to the following terms:
a) Articles are published under the Licença Creative Commons (CC BY 4.0), in full open-access, without any cost or fees of any kind to the author or the reader;
b) The authors retain copyright and grant the journal right of first publication, allowing the free sharing of work, provided it is correctly attributed the authorship and initial publication in this journal;
c) The authors are permitted to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal;
d) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their website) as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work
Documents required for submission
Article template (Editable format)