Satisfação dos Utentes da Unidade de Saúde de Tondela

Authors

  • Cláudia Chaves
  • João Duarte
  • Tânia Mateus
  • Carolina Castro
  • Catarina Marques
  • Clara Costa
  • Cristiana Moreira
  • Karine Coelho
  • Raquel Silva
  • Vera Santos

Keywords:

satisfação, utentes, indicadores EUROPEP

Abstract

A qualidade dos serviços de saúde prestados tem
uma importância fulcral na satisfação dos utentes em geral,
uma vez que as suas opiniões são baseadas nas experiências.
Com este estudo pretendemos identificar o grau de satisfação
dos utentes, utilizando os indicadores EUROPEP e os das
áreas específicas; determinar em que medida as variáveis do
estado de saúde influenciam a satisfação dos utentes;
descrever o nível de satisfação dos utentes em relação às
dimensões de enfermagem, médicas, administrativas e
funcionamento geral da Unidade de Saúde; determinar em que
medida as variáveis sociodemográficas influenciam a
satisfação; compreender de que modo os fatores
sociodemográficos interferem na satisfação dos utentes face 

do estado de saúde sobre a satisfação e promover a melhoria
dos cuidados de saúde aos utentes da Unidade de Saúde de
Tondela.
Este é um estudo quantitativo,
descritivo-correlacional e transversal, envolvendo uma
amostra de 1343 utentes (idade média=53,32 anos; desvio
padrão=19,498 anos). Fez-se a colheita de dados com base no
EUROPEP.
Concluiu-se que não existem diferenças
significativas entre o sexo e a satisfação dos utentes.
Relativamente à idade e à satisfação, verificou-se que existem
diferenças significativas entre os indicadores, Continuidade e
Cooperação, Atitudes após Experiência e Dimensão
Interpessoal e Instrumental; a Pertinência revela diferenças
altamente significativas. Quanto ao nível de literacia, existem
diferenças bastante significativas no indicador Relação de
Ajuda e diferenças altamente significativas nos indicadores
Profissionais e Pertinência. Em relação ao estado geral de
saúde e satisfação, constatou-se que não existem diferenças
significativas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

• Alves, M. J. P. (2007). O serviço de atendimento permanente: satisfação dos utentes com a assistência de

enfermagem. Dissertação de Mestrado em Ciências de Enfermagem submetida ao Instituto de Ciências

Biomédicas de Abel Salazar. Acesso em Maio 3, 2011, em:

<http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/7148/2/Tese%201%C2%AA%20Parte.pdf>.

• INE – Instituto Nacional de Estatística, I. P. (2011). Classificação Portuguesa das Profissões 2010. Edição

Lisboa - Portugal: INE. Acesso em Maio 3, 2011, em:

<http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOESpub_boui=108021

&PUBLICACOESmodo=2>. Ou em <http://www.iefp.pt/formacao/CNP/Paginas/CNP.aspx>.

• Decreto-Lei n.º 28/2008. D. R.., I Série, 38, de 22-02-2008: 1182-1189. Cria os Agrupamentos de Centros

de Saúde (ACES) do Serviço Nacional de Saúde e estabelece o seu regime de organização e funcionamento.

Acesso em Maio 3, 2011, em: <http://www.sg.min-saude.pt/NR/rdonlyres/4D921E90-4382-4E9EB682-

FE85F261D87/16763/01182011891.pdf>.

• Despacho N.º 10143/2009. D. R. II Série. 74. (2009-04-16) 15438-15440. Regulamento da organização e do

funcionamento da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Acesso em Maio 3, 2011, em

<http://www.mcsp.min-saude.pt/Imgs/content/page_105/DespUCC_de16Abril2009.pdf>.

• Center for Quality of Care Research ( 2006). Wensing, Michel (Coord.). EUROPEP- Revised Europep

instrument and user manual (2006). Acesso em Abril 26, 2011, em:

<http://www.topaseurope.eu/files/Europep%202006rapport_0.pdf>.

• Fernandes, I. M. R.; Seco, R. S. S. & Queirós, P. J. P. (2009). Os comportamentos de cuidar dos

enfermeiros na perspectiva dos doentes. Investigação em Enfermagem, 19: 39-52.

• Ferreira, P. L. & Antunes, P. (2011). Monitorização da satisfação dos utilizadores das USF. Acesso em

Maio 3, 2011, em <http://www.uc.pt/org/ceisuc/Documentos/USF_Util/USF_Rel_Util>.

• Ferreira, P. L.; Raposo, V. & Godinho, P. (2005). A voz dos utilizadores dos centros de saúde. Lisboa:

Instituto da Qualidade em Saúde.

• Gomes, B. P. & Costa M. A. (2008). A interface entre a qualidade em saúde e a satisfação do utente. Servir

(1).

• Pereira, Maria da Graça; Araújo-Soares, Vera & Mcintyre, Teresa (2001). Satisfação do utente e atitudes

face aos médicos e medicina: um estudo piloto. Psicologia, Saúde e Doenças, [online]. Vol. 2, n.º 2: 69-80.

ISSN 1645-0086. Acesso em Maio 3, 2011, em:

<http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/psd/v2n2/v2n2a05.pdf>.

• Grupo Consultivo para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (2009). Relatório do Grupo Consultivo

para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (Fevereiro 2009). Acesso em Abril 26, 2011, em

http://www.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/7BC7CBA8-CAFB-4BA0-8CEED214AF7316A5/

/RelatorioCSPFev2009FECHADOx300dpi.pdf

• Portugal. Ministério da Saúde (2010). Cuidados de saúde primários: metodologia de contratualização.

Acesso em Abril 26, 2011, em:

<http://www.mcsp.min-saude.pt/Imgs/content/article_5300/metodologiacontratualizaocsp_2011.pdf>.

• Ribeiro, Olivério de Paiva et al. (2008). Qualidade dos cuidados de saúde. Acesso em Maio 3, 2011, em:

<http://www.ipv.pt/millenium/Millenium35/7.pdf>.

• Silva, C. A. et al. (2007). Estudo da satisfação dos utentes do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE:

Relatório Final. Acesso em Abril 26, 2011, em:

<http://www.hevora.min-saude.pt/docs/qualidade/relatorio_final_hese_epe.pdf>.

• UCSP de TONDELA (2010). Regulamento interno da UCSP de Tondela. Gentilmente cedido pela USCP

de Tondela.

Published

2016-02-02

How to Cite

Chaves, C., Duarte, J., Mateus, T., Castro, C., Marques, C., Costa, C., Moreira, C., Coelho, K., Silva, R., & Santos, V. (2016). Satisfação dos Utentes da Unidade de Saúde de Tondela. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (43), 47–77. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8179

Issue

Section

Articles