Televisão em Contexto Português: uma abordagem histórica e prospetiva
Resumen
Inserida numa conjuntura de convergência dos
média e de transformação tecnológica, a televisão generalista
em Portugal procura adaptar-se à contemporaneidade numa
perspetiva de desenvolvimento e modernização. Apesar de
conviver com novos meios de difusão e diferentes formas de
consumo, a televisão mantém a sua centralidade, tendo, no
entanto, que ajustar-se a outros modelos de utilização.
Procuramos neste texto estabelecer um quadro histórico de
evolução da televisão em Portugal, numa dupla abordagem de
caracterização do sistema televisual vigente e de perspetivar o
futuro que se aproxima.
Descargas
Citas
• Abrantes, José Carlos (Coord.). (2006). Ecrãs em mudança: Dos jovens na internet ao provedor da
televisão. Lisboa: Livros Horizonte.
• Araújo, Vera (2009). A sociedade em rede em Portugal 2008: A experiência televisiva na sociedade em
rede. Lisboa: Obercom.
• Borges, Gabriela (2006). Televisão e cidadania: a participação da sociedade civil na 2: portuguesa.
[Consultado em 12, Maio 2011]. Disponível em:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/borges-gabriela-televisao-e-cidadania.pdf.
• Brandão, Nuno Goulart (2006). Prime time. Lisboa: Casa das letras.
• Brandão, Nuno Goulart (2010). As notícias nos telejornais. Lisboa: Guerra & Paz.
• Brown, Allan & Picard, Robert G. (Eds.). (2008). Digital terrestrial television in Europe. New York:
Routledge.
• Cádima, Francisco Rui (1999). Desafios dos novos media, a nova ordem política e comunicacional. Lisboa:
Editorial Notícias.
• Cádima, Francisco Rui (2006). A televisão 'light' rumo ao digital. Lisboa: Media XXI.
• Cádima, Francisco Rui (2011). A televisão, o digital e a cultura participativa. Lisboa: Media XXI.
• Cardoso, Gustavo, Espanha, Rita, & Lapa, Tiago (2009). Do quarto de dormir para o mundo: Jovens e
media em Portugal. Lisboa: Âncora Editora.
• Cardoso, Gustavo, Vieira, Jorge, & Mendonça, Sandro (2011). Ecrãs em rede. Televisão. Tendências e
prospectivas. Lisboa: Obercom.
• Cardoso, Luís Landerset (Coord.). (2006). Portugal audiovisual – Base de dados intersectorial da
convergência audiovisual/ multimédia em Portugal. Lisboa: Obercom.
• Cheta, Rita (2007). Cinema em ecrãs privados, múltiplos e personalizados. Transformação nos consumos
cinematográficos. [Consultado em 20, Abril 2011]. Disponível em:
http://www.obercom.pt/client/?newsId=29&fileName=rr6_2.pdf.
• Coelho, Eduardo Prado (22, Setembro 2006). Para Onde Vai a Televisão? Público, p. 22.
• Costa, Jorge Paixão da (2003). Telenovela: Um modo de produção – O caso português. Lisboa: Edições
Universitárias Lusófonas.
• Cruz, João Cardoso da (2002). Introdução ao estudo da comunicação. Lisboa: Universidade Técnica de
Lisboa.
• Cunha, Isabel Ferin & Burnay, Catarina (2006). Ficção televisiva em Portugal. [Consultado em 20, Junho
. Disponível em:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/ferin-isabel-burnay-catarina-ficcao-televisiva-portugal.pdf.
• Cunha, Isabel Ferin (2003). As telenovelas brasileiras em Portugal. [Consultado em 18, Junho 2011].
Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/cunha-isabel-ferin-telenovelas-brasileiras.pdf.
• Cunha, Isabel Ferin (2008). Ficção televisiva e entretenimento. Actas do XXXI Congresso Brasileiro de
Ciências da Comunicação. Natal: Brasil [CD-ROM].
• Cunha, Isabel Ferin (2011). Memórias da Telenovela - Programas e Recepção. Lisboa: Livros Horizonte.
• Espanha, Rita & Lapa, Tiago (2007). E-generation: Os usos dos media pelas crianças e jovens em
Portugal. [Consultado em 7, Abril 2011]. Disponível em: http://cies.iscte.pt/destaques/documents/EGeneration.
pdf.
• Ferreira, Manuel, Reis, Nuno, & Santos, João (2011). TVI: O turnaround até à liderança de audiências.
Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, Center of Research in International Business & Strategy.
• Hujanen, Taigto (2008). Implications for public service broadcast. In Allan Brown & Robert G. Picard
(Eds.), Digital terrestrial television in Europe. New York: Routledge. Pp. 51-76.
• Jenkins, Henry (2003). Transmedia storytelling. Technology Review. MIT. [Consultado em 2, Julho 2011].
Disponível em: http://www.technologyreview.com/biomedicine/13052/.
• Jenkins, Henry (2006). Convergence culture, where old and new media collide. New York: New York
University Press.
• Lee, Paul & STEWART, Duncan (2011). Technology, media & telecommunications predictions 2011.
London: Deloitte Global TMT.
• Lima, Tiago (2011). Barómetro media e comunicação: Tendências. Lisboa: Obercom.
• Lopes, Felisbela (2007a). 2006: o ano da renovação administrativa das licenças da SIC e da TVI.
[Consultado em 12, Julho 2011]. Disponível em:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/lopes-felisbela-licencas-tv-2007.pdf.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que sometan propuestas para esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los artículos serán publicados según la licencia Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conforme el régimen open-access, sin cualquier coste para el autor o para el lector.
b) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, se permite la divulgación libre del trabajo, desde que sea correctamente atribuida la autoría y la publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están autorización para firmar contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial e esta revista.
d) Los autores tienen permiso y son alentados a publicar y distribuir su trabajo on-line (ej.: en repositorios instituciones o en su página personal) ya que eso podrá generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.
Documentos necesarios para la sumisión
Plantilla del artículo (formato editable)


