Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão Legislativa no Âmbito da Educação

Authors

  • A. Rocha
  • A. Marques
  • C. Figueiredo
  • C. Almeida
  • I. Batista
  • J. Almeida

Keywords:

saúde escolar, educação, educação para a saúde, promoção da saúde

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso da Saúde Escolar em Portugal. Abarca a análise de diversa literatura no âmbito da Educação e a construção de um pensamento reflexivo acerca da sua história.

A primeira referência à Saúde Escolar data de 1901, evoluiu até aos nossos dias e passou por etapas diversas. Ao longo deste percurso, salientam-se, como momentos relevantes, nalgumas escolas, a existência de um médico e de uma visitadora, a preocupação com o exercício físico e o desporto, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento saudável dos alunos, o combate à droga, tendo como meta a promoção da saúde de todos os alunos inseridos na escolaridade obrigatória e, mais recentemente, a educação para a sexualidade, inserta na Educação Para a Saúde, tendo como primordial preocupação o bem-estar físico, intelectual, mental, psicológico e social das crianças e jovens. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-02-03

How to Cite

Rocha, A., Marques, A., Figueiredo, C., Almeida, C., Batista, I., & Almeida, J. (2016). Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão Legislativa no Âmbito da Educação. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (41), 69‐87. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8208

Issue

Section

Articles