A tutoria em contexto de ensino não superior: proposta de acompanhamento socioeducativo em equipa multidisciplinar
Abstract
A Escola assume um papel cada vez mais
significativo na vida dos jovens, propondo-se garantir uma
educação integral a todos os que acolhe, independentemente
da sua proveniência ou características. A necessidade
imperiosa de responder aos desafios provocados pelas
mudanças sociais “exige-lhe” uma desmedida ambição
pedagógica; trata-se de chegar a todos, esbater desigualdades,
contribuir para um processo de igualdade de oportunidades.
Torna-se, pois, imprescindível dotar a escola de meios que
possam servir tão grandes exigências, cada vez mais próximas
do domínio da acção socioeducativa. A proposta de
acompanhamento tutorial, que apresentamos, assenta neste
propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental da
figura do Professor Tutor, cujas competências e perfil foram
legislados desde o princípio da década de noventa. Uma das
formas possíveis de perspectivar o papel do Professor Tutor
passa por enquadrá-lo no que designamos de Equipa
Multidisciplinar de Actuação Imediata (EMAI) constituída
pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Assistente Social e
Educador Social, para além dos profissionais da estrutura da
organização do sistema educativo (caso do director de turma).
Depois de identificadas algumas das funções de cada
elemento, apresentar-se-á uma proposta de acompanhamento
tutorial, em contexto escolar, cuja missão deverá terminar com
a maioridade do menor sinalizado ou no momento do seu
ingresso no mundo de trabalho. Esta equipa deverá, ainda,
para cumprimento dos seus intentos, interagir com a família
do menor e com as redes sociais de apoio local, de forma
coordenada, no sentido da promoção de acções de carácter
preventivo e interventivo no âmbito do plano de acção tutorial
definido.
Downloads
References
• AZEVEDO, Nair Rios & Nascimento, Ana Teresa Brito (2007). Modelo de Tutoria: construção
dialógica de sentido(s). Interacções. Vol. 3, N.º 7. Pp. 97-115. ISSN 1646-2335. Consultado em Janeiro,
, de <http://nonio.eses.pt/interaccoes/>.
• Diário da República, 1.ª Série B, n.º 25, 30/01/2001 (Portaria n. 63/2001).
• Diário da República, 1.ª Série, n.º 79, 22/04/2008 (Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de Abril).
• Diário da República, Série I-B, nº 215, 09/11/2005 (Despacho Normativo n.º 50/2005).
• GOHN, M. (2006). Educação não-formal na pedagogia social. Congresso Internacional de Pedagogia
Social. Consultado em Março de 2010 em
<http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100034&script=sci_arttext>.
• MAGALHÃES, T. (2002). Maus tratos em crianças e jovens. Coimbra: Quarteto.
• SEABRA, Isabel Leitão & Monteiro, Isabel (2009). Tutoria…Tutorias. Ozarfaxinars, n.º 5 e-revista do
CFAE de Matosinhos, ISSN 1645-9180. Consultado em Janeiro, 2010, de
http://www.cfaematosinhos.eu/Ed_ozarfaxinars_n5.htm.
• SIMÃO, A.; Flores, M. et al (2008). Tutoria no Ensino Superior: concepções e práticas. Sisifo. Revista
de Ciências da Educação, n.º 7. Consultado em Março de 2010 em
<http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/D7VeigaSimãoetalPTG.pdf.>.
• ZENHAS, A. (2010). Professor Tutor: que funções e Objectivos?. Consultado em Janeiro, 2010, em
http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=103762311B483A1FE0440003BA2C8E
&channelid=0&schemaid=&opsel=2.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit proposals for this journal agree to the following terms:
a) Articles are published under the Licença Creative Commons (CC BY 4.0), in full open-access, without any cost or fees of any kind to the author or the reader;
b) The authors retain copyright and grant the journal right of first publication, allowing the free sharing of work, provided it is correctly attributed the authorship and initial publication in this journal;
c) The authors are permitted to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal;
d) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their website) as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work
Documents required for submission
Article template (Editable format)