Reflexão sobre vivência de cuidados paliativos: óscar e a senhora cor-de-rosa

Authors

  • Ernestina Maria Batoca Silva

Abstract

Como professores de enfermagem e com o desejo de levarmos os estudantes a desenvolverem competências no domínio da prática profissional, ética e legal, fomentando o espírito de reflexão ética que, face a uma situação particular, lhes permita agir sempre no respeito pela humanidade do outro, utilizamos frequentemente como estratégias pedagógicas a reflexão e a discussão de casos, entre eles o livro Óscar e a senhora cor-de-rosa, de Eric Emmanuelle Schmitt. Como refere Neves (2003: 36), “porque a reflexão bioética se aprofunda e a prática se revoluciona”, reportamos de grande importância partilhar a vivência de Óscar e da Vóvó-Rosa. É uma obra simples e fabulosa que levanta questões da prática quotidiana dos que cuidam e tratam de crianças com doença terminal. Com a sua leitura sentimo-nos envolvidos e retiramos aprendizagens profundas que evocam e preservam a ligação com o vivido, registando como aspectos fundamentais as seguintes questões éticas: O confronto com a doença e o encontro com a finitude; a verdade da informação e a conspiração do silêncio; a valorização da vida e a espiritualidade projectada numa fé; os afectos, o humor e a fantasia como eufemismos para enfrentar a morte.
É nosso objectivo reflectir sobre os desafios dos cuidados paliativos pediátricos, contribuir para a construção de um pensamento ético coerente no zelar pelo respeito da dignidade humana, e também contribuir para a compreensão da vivência da criança doente no hospital e seu confronto com a morte, através do sentido e do vivido por uma criança com leucemia.

References

• NEVES, M. Patrão (2003. Da institucionalização da bioética. Ordem dos Enfermeiros, n.º 10 (Outubro 2003) p. 36-41.

• SCHMITT, Eric-Emmanuel (2005) Óscar e a Senhora Cor-de-rosa. 2ª ed, Lisboa: Ambar.

Published

2016-02-04

How to Cite

Silva, E. M. B. (2016). Reflexão sobre vivência de cuidados paliativos: óscar e a senhora cor-de-rosa. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (38), 311–318. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8265

Issue

Section

Articles