Educação especial: aspectos históricos e evolução conceptual

Authors

  • Sofia Margarida Guedes de Campos
  • Rosa Maria Lopes Martins

Abstract

No decorrer da existência humana, a perspectiva social em relação aos portadores de deficiências, nem sempre foi a mesma, sofrendo alterações paralelamente à evolução das necessidades do ser humano e à própria organização das sociedades. 

Segundo Jimenez (1997), a evolução conceptual da deficiência, pode dividir-se em três épocas: a primeira considerada pré-histórica e que engloba as sociedades primitivas e se prolonga até à Idade Média; a segunda, em que emerge a ideia de que os deficientes são pessoas a quem é preciso prestar assistência; e finalmente a terceira, corresponde a época actual, onde o conceito de Deficiência se desenvolve perspectivado em função de uma sociedade, que ideologicamente se afirma como sendo inclusiva. 

Nesta óptica, é importante salientar uma evolução conceptual de deficiência, entendida como uma construção subjectiva ao invés de uma realidade objectiva, decorrendo do facto, dos indivíduos se inserirem em contextos e sistemas ideo-políticos em que determinadas realidades podem ser consideradas ou não como desvios.

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References

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Published

2016-02-11

How to Cite

Campos, S. M. G. de, & Martins, R. M. L. (2016). Educação especial: aspectos históricos e evolução conceptual. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (34), 223–231. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8369

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