Cuidados de saúde primários e a sida

  • Cláudia Chaves

Abstract

Os Cuidados de Saúde Primários (CPS) fazem parte integrante do sistema de saúde do qual constituem o centro, assim como do desenvolvimento social e económico global da comunidade. Proporciona o primeiro nível de contacto do indivíduo, da família e da comunidade, permitindo a aproximação da assistência de saúde o mais perto possível dos locais onde a população vive e trabalha e constituem o primeiro elemento de um processo permanente de assistência de saúde.

References

· GRANDE, N. R.. Cuidados de saúde primários: pedra angular dos sistemas de saúde. In Fórum de Economia da Saúde. Porto, Departamento de Clínica Geral e Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto. p. 77 – 87.

· ILLICH, Ivan. Limites para a medicina. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1977.

· IMPERATORI, Emílio. Avaliação de centros de saúde: aspectos conceptuais. Lisboa: Direcção Geral de Cuidados de Saúde Primários, 1985.

· LOURENÇO, R.. Trabalho em equipa. Estudo do caso do centro de saúde de Aljustrel: um ano de experiência. Lisboa: Escola Nacional de Saúde Pública, 1989. Relatório Final do Curso de Saúde Pública II/88.

· LUCAS, João Santos. SIDA: a sexualidade desprevenida dos portugueses. Lisboa: McGraw-Hill, 1993. ISBN 972-9241-50-3.

· MAREQUE, Isaura Martinez. Papel de la enfermería en la prevención de

VIH/SIDA. In I Curso Seminário de Intervención Educativa en Población General sobre el SIDA. Mesa Redonda: Manejo del SIDA en Atención Primaria. Santa Cruz de Tenerife: Instituto de Formación Médica Continuada de Tenerife, 2002. p. 159-175.

· MATEUS, M.; CLÁUDIO, V.. SIDA: eu e os outros. 1ª ed. Lisboa: Climepsi Editores, 2000. p. 277-292.

· NOSSA, Paulo Nuno S.. Geografia da Saúde: o caso da SIDA. Oeiras: Celta Editora, 2001. ISBN 972-774-096-0.

· OMS. As metas da saúde para todos: metas da estratégia regional europeia da saúde para todos. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento de Estudos e Planeamento, 1985.

· PEREIRA, João Paulo Soares. Aspectos psico-sociais do doente seropositivo: da morte social à morte física. Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Univ. de Coimbra, 1997.

· PINTO, A. S.. Fórum de Economia da Saúde. Porto: Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto, Departamento de Clínica Geral, Fevereiro 2000, p. 5-13.

· ROMERO, Josefina Monteagudo; GUZMÁN, Adolfo Figueiras. VIH/SIDA en atención primaria: necesidades y actitudes de los profesionales gallegos. In I Curso Seminário de Intervención Educativa en Población General sobre el SIDA.

Mesa Redonda : Manejo del SIDA en Atención Primaria. Santa Cruz de Tenerife: Instituto de Formación Médica Continuada de Tenerife, 2002. p. 179-186.

· SERRÃO, D.. Refundação do Sistema Nacional de Saúde. In Fórum de Economia da Saúde. Porto: Departamento de Clínica Geral e Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto, Fevereiro 2000, p, 89-102.

· SILVA, J. M. Caldeira da. O papel dos hospitais em cuidados de saúde primários. Revista Portuguesa de Saúde Pública. Lisboa. Vol. 2 (Abril 1983), p. 5-10.

· VUORI, H.. Primary health care in Europe: problems and solutions. Community Medicine. Nº 6 (1984), p. 221-231.

Published
2016-02-11
Section
Articles