Depressão e suporte social em adolescentes e jovens adultos. Um estudo realizado junto de adolescentes pré-universitários

  • João Claudino
  • Raul Cordeiro
  • Miguel Arriaga

Abstract

O objectivo é analisar, através de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, a relação entre a satisfação com o suporte social e os índices de depressão em adolescentes e jovens adultos.
Através de questionário de aplicação directa um total de n=262 alunos, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos de idade, matriculados no 12º ano de Escolaridade das duas Escolas Secundárias da rede do Ministério da Educação, situadas na cidade de Portalegre, Portugal, no ano lectivo 2004/2005.
Foram utilizados, como instrumentos de medida, a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) (Ribeiro, 1999) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI) (Gorenstein & Andrade, 1996).
Os resultados obtidos indicam que o suporte social influencia, de uma forma estatisticamente significativa o índice de depressão em adolescentes e jovens adultos. 

References

· Braconnier, Alain; Marcelli, Daniel (2000). As mil faces da adolescência-confrontações. Lisboa: Climepsi Editores.

· Fleming, Manuela (1993). Adolescência e Autonomia – O Desenvolvimento Psicológico e a Relação com os Pais. Porto: Edições Afrontamento.

· Gorenstein, C.; Andrade, L. (1996). Validation of a portuguese version of the Beck Depression Inventary and the State – Trait Anxiety Inventory in Brazilian Subjects. Brazilian Journal of Medical and Biological Research.

: 453-457.

· Ribeiro, José Luís (1999). Escala de Satisfação com o Suporte Social

(ESSS). Análise Psicológica. 3: XVII. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Published
2016-02-11
Section
Articles