Níveis de ansiedade e depressão nos alunos do curso de licenciatura em enfermagem. O caso particular dos alunos da escola superior de saúde de Portalegre
Abstract
O presente estudo aborda os níveis de Ansiedade e Depressão nos alunos da Escola Superior de Enfermagem de Portalegre. Um grupo de 112 alunos matriculados na referida instituição respondeu a um questionário (composto por 38 questões) que permite avaliar o Índice de Saúde Mental na população alvo – Mental Health Inventory (MHI) (Ribeiro, 2001), bem como a alguns dados de caracterização tais como Idade, Sexo, Distrito da Residência Habitual, Ano/Semestre do curso, Opção de par Curso/Escola e Residência em Tempo de Aulas.
Na elaboração deste estudo, recorremos a uma metodologia de cariz quantitativo, através de um estudo transversal, descritivo, tendo como objectivo primordial determinar os níveis de Ansiedade e Depressão nos respectivos alunos.
Assim concluímos, que existem diferenças significativas entre os inquiridos do sexo feminino e masculino, sendo os elementos do sexo feminino que apresentam os valores da Ansiedade e Depressão mais elevados. Os inquiridos que frequentam o 1º e o 3º ano do curso em licenciatura em Enfermagem apresentam, níveis de Ansiedade mais elevados do que os alunos do 2º e 4º anos do mesmo curso.
Downloads
References
· Ballone, G. J. (2003). Depressão na Adolescência. Acedido em 2 de Maio de 2004, em: http://sites.uol.com.br/gballone/infantil/adoelesc2.html.
· Ballone, G. J. (2004). Problemas Emocionais na Escola. Acedido em 2 de Maio de 2004, em: http://www.psiqweb.med.br/infantil/aprendiza3.html.
· Calais, S. L., Andrade, L. M. B., Lipp, M. E. N. (2003). Gender and schooling differences in stress symptoms in young adults. Psicologia Reflexiva e Crítica. 16: 257-263.
· Kaplan, H. L. e Sadock, B. J. (1990). Compêndio de Psiquiatria. 2.ª ed., Porto Alegre: Artes Médicas.
· Martins, A. C. (2004). Tempo de todas as incertezas. Expresso:
Guia do Estudante. Acedido a 19 de Maio de 2004, em:
http://piano.dsi.uminho.pt/disciplinas/PAED/mansobre/vdest.htm.
· Melo, A. (2004). Ansiedade e Depressão nos melhores alunos. Acedido em 2 de Maio de 2004, em: http://www.netprof.pt/servlet/getDocumento?id_versao=12506.
· Melo, L. (1999, Abril). “Senhor Doutor Enfermeiro”. A Página. Acedido em 15 de Junho de 2004, em: http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=664.
· Neves, A. C. e Ribeiro, J. L. P. (2000). A influência do auto-conceito e de ansiedade na saúde de estudantes universitários. Actas do 3.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. ISPA, Lisboa. pp. 67-85.
· O’Brien, P. G., Kennedy, W. Z. e Ballard, K. A. (2002). Enfermagem em saúde mental: Uma integração de teoria e prática. Lisboa: McGraw-Hill.
· Ribeiro, J. L. P. (2001) Mental Health Inventory: Um estudo de adaptação. Psicologia, saúde e doenças. 2: 77-99.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit proposals for this journal agree to the following terms:
a) Articles are published under the Licença Creative Commons (CC BY 4.0), in full open-access, without any cost or fees of any kind to the author or the reader;
b) The authors retain copyright and grant the journal right of first publication, allowing the free sharing of work, provided it is correctly attributed the authorship and initial publication in this journal;
c) The authors are permitted to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal;
d) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their website) as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work
Documents required for submission
Article template (Editable format)