Medição da competência aquática em lactentes e crianças entre os 6 meses e os 14 anos. Uma revisão sistemática.
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.25590Palavras-chave:
desenvolvimento motor, habilidades de natação, habilidades aquáticas, avaliaçãoResumo
O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre instrumentos de medição da competência aquática em lactentes e crianças entre os 6 meses e os 14 anos. Procedeu-se a uma revisão sistemática seguindo as orientações dos principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análise (PRISMA). Dos oito estudos selecionados, seis obtiveram avaliações elevadas com base na lista de verificação de Downs e Black Quality Assessment. Os estudos foram classificados em duas categorias, uma que propunha instrumentos que medissem a competência aquática real (n=6), outra que medisse a competência aquática percebida (n=1), e a outra que medisse ambas (n=1). Cinco dos estudos mediram habilidades emocionais, sociais, cognitivas e comunicativas para além das capacidades motoras. A maioria dos estudos centrou o instrumento de avaliação proposto numa faixa etária específica, enquanto dois estudos analisaram uma faixa etária mais ampla.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.