Estimativa da especialização esportiva precoce em adolescentes de uma cidade brasileira

Autores

  • Gracielle Costa Reis Universidade Federal de Sergipe – São Cristóvão
  • Lúcio Marques Vieira-Souza Universidade Federal de Sergipe – São Cristóvão
  • Deborah Lima Ramos de Melo Universidade Federal de Sergipe – São Cristóvão
  • Layanne de Oliveira Barros Universidade Federal de Sergipe – São Cristóvão
  • Márcio Getirana-Mota Universidade Federal de Sergipe – São Cristóvão
  • Afrânio de Andrade Bastos Universidade Federal de Sergipe – São Cristóvão

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.27128

Palavras-chave:

desempenho esportivo, adolescente, esporte

Resumo

O objetivo do presente estudo foi de estimar a chance de especialização esportiva precoce em uma população escolar. Foi elaborado um questionário Sobre Especialização precoce e dados demográficos respondidos por 830 praticantes de modalidades distintas. Os participantes foram recrutados de escolas públicas e particulares. A classificação da especialização precoce foi baseada nos métodos de autoclassificação e no sistema de três pontos. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva, teste qui-quadrado e análise de regressão logística multinomial. Os resultados mostraram que a chance para a especialização esportiva por tipo de escola é duas vezes mais para escola pública na categoria moderada (OR= 2,06; IC95% 1,46–2,74) e alta (OR= 1,96; IC95% 1,19–3,26) que escolas particulares. O sistema de pontos classificou os adolescentes em níveis: baixa, média e alta especialização, mostrando 61,8% (n= 495), 29,5% (n= 235), 8,7% (n= 70) respectivamente. Os participantes se classificaram como praticantes de um único (n= 405, 50,6%), ou vários esportes (n= 396, 49,4%) através do sistema de autoclassificação.  Portanto, a chance de um escolar ser especializado precocemente é baixa, e a variável idade não foi determinante para influenciar na especialização dos escolares. Contudo, a especialização esportiva parece ser influenciada pelo sexo e tipo de escola.

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Publicado

2022-06-30

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